Esta quarta-feira, 4 de outubro, chegou à Netflix um documentário sobre a vida de David Beckham, um dos futebolistas mais famosos de todo o Mundo. Dividida em quatro episódios com cerca de uma hora cada um, esta produção veio trazer várias revelações.
Em "Beckham", é concedido um olhar intimista pelo percurso do agora empresário, cuja carreira começou aos 12 anos, quando foi descoberto pelo Manchester United. Depois de passar por clubes como o Real Madrid e o Paris Saint-Germain, o inglês reformou-se em 2013, aos 38 anos.
Agora com 46, mostra imagens nunca antes vistas na plataforma de streaming. Beckham reage a acontecimentos cruciais do passado e dá a sua perspetiva acerca do que foi acontecendo. Também são entrevistados amigos e familiares do ex-jogador (como os pais e Luís Figo), assim como a mulher, Victoria Beckham. Por que motivos deve ver este documentário?
1. Conhecer as raízes de Beckham
No primeiro episódio do documentário, somos levados até à casa onde Beckham cresceu. Percebemos como e quando surgiu a paixão pelo futebol e ficamos a saber que o empresário veio de uma família humilde. Foi também por ver os pais a trabalharem até altas horas que percebeu que teria de dar o seu melhor no caminho que escolhesse.
2. Saber mais sobre a história de amor com Victoria
Ao longo desta produção, são mostrados vários arquivos de David e Victoria. O ex-jogador revela que previu que iria casar com a Posh Spice depois de a ver na televisão — e não estava errado. O que começou como um romance às escondidas rapidamente se tornou num dos assuntos mais mediáticos da época. Essa evolução é explorada em "Beckham".
3. Entender os problemas de saúde
Beckham fala sobre a forma como lida com o transtorno obsessivo-compulsivo. No caso do empresário, o mesmo manifesta-se, por exemplo, quanto às limpezas e à arrumação. No quarto episódio, o inglês revela que planeia a roupa que vai usar com uma semana de antecedência e que a organiza por cores.
Também aborda a depressão com que batalhou após ser expulso do jogo contra a Argentina no Mundial de Futebol de 1998. Recorda ter sido acusado de ser responsável pela derrota de Inglaterra e diz não ter sabido lidar com todo o ódio que recebia por parte dos media e do público (que chegava a insultá-lo e a cuspir para cima dele na rua).
4. Descobrir os hobbies inesperados
Assim que o documentário começa, ficamos a saber que, depois de se reformar, David desenvolveu um novo hobby: apicultura. O empresário de 46 anos surge todo equipado, a recolher mel junto às suas abelhas. Também conta que adora montar Legos, cozinhar e fazer compras (principalmente de roupa e de relógios).
5. Ter uma perspetiva diferente acerca do núcleo familiar
Em "Beckham", descobrimos que Victoria contou a David que estava grávida do primeiro filho na noite antes do jogo contra a Argentina no Mundial de Futebol de 1998. Mas essa não é a única descoberta relacionada com esta família, agora composta por Brooklyn (24), Romeo (21), Cruz (18) e Harper (12).
6. Perceber como Beckham lidou com a fama
A ascensão de Beckham ao estrelato foi quase repentina. No documentário da Netflix, o inglês aborda como foi passar a ser o centro das atenções, com paparazzi a segui-lo e com a sua cara na primeira página de todos os jornais. Também mostra que muitos que o rodeavam acreditavam que a fama lhe estava a subir à cabeça.
7. Saber como era a relação com os colegas do ramo
Graças a todas as entrevistas feitas para este conteúdo, seja a amigos, a antigos colegas de equipa ou até a treinadores, é possível percebermos a relação que Beckham mantinha (e mantém) com certas caras conhecidas, que vão comentando os principais eventos da carreira do ex-futebolista.
8. Ver como os escândalos impactaram
Sempre foi possível ver de fora os escândalos em que os Beckhams estavam envolvidos. Agora, são eles próprios quem os comenta, como, por exemplo, quando David foi acusado de trair Victoria com várias mulheres, inclusive com a sua assistente, Rebecca Loos. Victoria afirma que este foi o período mais triste da sua vida dela e o mais difícil do casamento.