A vida de Pablo Escobar, o famoso barão de droga colombiano, continua a ser motivo de interesse para muita gente, e isso é notável pela quantidade de séries e documentários que já foram feitos a seu respeito. "Narcos", "Pablo Escobar: El Patrón del Mal", "Senhores da Droga" e "Alias J.J" são alguns exemplos, e agora vem aí mais uma.
Chama-se "Os Milhões de Escobar" e é a nova série do canal Discovery Channel que vai acompanhar dois antigos agentes da CIA na procura pela fortuna escondida do traficante de droga que, na década de 80, causou o caos em toda a Colômbia. Em apenas seis episódios, a nova produção pretende dar um retrato fidedigno da figura incontornável de Escobar através de visitas a todos os locais por onde passou e de conversas com as pessoas com quem privou.
O propósito é o de encontrar a fortuna que, segundo os testemunhos de vários companheiros e cidadãos da Colômbia, terá enterrado nos terrenos na região antes de ter sido considerado o homem mais procurado do mundo. A fortuna escondida está avaliada em milhares de milhões de dólares.
Os intervenientes são Doug Laux e Ben Smith, os agentes que durante vários anos investigaram Pablo Escobar e chegaram mesmo a estar infiltrados no seu circuito de associados mais próximos. Agora, com a autorização das autoridades colombianas e em parceria com a DEA, a Administração Norte-Americana para o Controlo de Drogas, partem à procura da fortuna tendo apenas as câmaras como testemunhas da missão.
Além das ferramentas de alta tecnologia (que mostram pela primeira vez a forma de atuar da CIA), os dois agentes vão ainda contar com a colaboração de várias fontes próximas de Escobar.
Um deles é Popeye, o único sicário sobrevivente da organização de Pablo Escobar que, em 1992, se entregou às autoridades colombianas e confessou ter sido responsável pela morte de mais de três mil pessoas, das quais mais de 500 eram agentes da polícia.
Segundo Popeye, grande parte do dinheiro está enterrado numa zona de difícil acesso e controlada pelas forças paramilitares. Mas não será o único a ajudar na investigação, também Luz Maria Escobar, irmã de Pablo, e Mickey Munday, um dos traficantes mais conhecidos da organização, vão apoiar a equipa no terreno com os seus testemunhos.
A série tem estreia marcada já para esta quarta-feita, 1 de agosto, no Discovery Channel, às 22 horas, com um episódio duplo.