Em “A Protegida”, a nova novela da estação de Queluz de Baixo, que estreou a 17 de fevereiro e obteve o melhor resultado numa estreia de um produto de ficção TVI desde 2023, Matilde Reymão dá vida a Mariana Vilalobos, uma mulher “muito independente, muito emancipada, muito trabalhadora, fria e pragmática”, segundo descreve a própria atriz. 

Depois da morte do pai, a mãe de Mariana Vilalobos começa a namorar com Jorge, de quem a filha não gosta. Para fugir dos conflitos com o padrasto, Mariana decide ir estudar cozinha para França, acabando por se tornar numa cozinheira talentosa e ambiciosa. 

Madalena Aragão reforça elenco de "A Fazenda". E vai fazer estragos na novela
Madalena Aragão reforça elenco de "A Fazenda". E vai fazer estragos na novela
Ver artigo

Apesar de Matilde Reymão gostar de cozinhar e fazê-lo em casa, é muito diferente fazê-lo enquanto uma chef profissional. Para se conseguir preparar para este novo desafio, a atriz frequentou uma formação de cozinha de 25 horas, com o chef David Joudar, no Centro de Formação Profissional para o Setor Alimentar, na Pontinha, e a MAGG esteve a acompanhar o último dia. 

“Eu gosto muito de cozinhar, costumo cozinhar em casa. Mas é uma experiência totalmente diferente estar aqui numa cozinha. Há imensas regras que as pessoas não têm noção, é muito diferente ter essa sensibilidade e essa sabedoria de todas as regras que são precisas e mesmo de higiene, a forma como se corta, o manuseamento das facas, é todo um novo mundo para explorar. Eu acho que em duas semanas de formação não vou conseguir explorar tanto como queria, mas já é uma boa base e depois também há muito trabalho de pesquisa por trás”, explicou Matilde Reymão. 

Na formação, o objetivo não era que a atriz cozinhasse pratos complexos, mas que conseguisse dominar as técnicas, como a manipulação de facas e o flamejar, e a postura necessárias para estar confiante e confortável no mundo da cozinha. 

“Cortar é o mais difícil. Eu tenho um bocadinho de medo de me magoar e das lâminas, então ainda é um tema, mas vamos superando. Sinto-me mais confiante na cozinha. A minha personagem é uma chef de cozinha e há que me comportar como tal, portanto, sem esta formação, só a ver e não pôr em prática... Esta formação foi crucial para o meu desenvolvimento e mesmo tirando a parte da cozinha, a postura como a pessoa que eu imagino que ela [a personagem] seja ou a pessoa que eu quero criar”, revelou a atriz, ao explicar que para além de fazer a formação tem visto também séries de culinária. 

“Está a ser engraçado porque, lá está, em casa é uma coisa, a nível profissional é completamente outra. O mais importante é ela [Matilde Reymão] estar descontraída, perceber que este meio é um meio que às vezes envolve muita pressão e muita dedicação. Fizemos um treino que foi fechar os olhos e cortar uma cebola, cortar um alho e foi super engraçado porque ela fez isso super descontraída”, contou o formador David Joudar, ao destacar a evolução da atriz durante a formação. 

“Eu vou para casa picar cebolas, os meus dedos estão a cheirar a alho e cebola há três semanas”, contou divertida Matilde Reymão. 

Espreite como foi o último dia de formação