A polémica em redor de "Tiger King" continua a ser notícia em vários países e a servir para tornar o documentário ainda mais popular em todo o mundo. E agora há um novo episódio que, embora ainda não tenha sido adicionado ao catálogo da Netflix portuguesa, dá a conhecer novas informações sobre a figura controversa que é Joe Exotic — atualmente preso depois de condenado a uma pena de 22 anos de cadeia pela encomenda da morte de Carole Baskin.

O episódio especial estreou-se este domingo, 12 de abril, na Netflix americana e juntou algumas das figuras envolvidas no documentário. É o caso do produtor Rick Kirkham e Saffery, um dos colaboradores do parque que ficou sem uma mão depois de ter sido atacado por um felino.

A série que ninguém está a ver (mas devia). "Kalifat" é tão intensa como "Segurança Nacional" e "24"
A série que ninguém está a ver (mas devia). "Kalifat" é tão intensa como "Segurança Nacional" e "24"
Ver artigo

Durante as entrevistas, ficou-se a saber não só que Joe Exotic posava para as fotografias com tigres cegos ou sedados, porque tinha medo deles, mas também que, certo dia, decidiu matar o cavalo de uma visitante do parque só porque esta lhe pediu para tomar conta do animal durante um curto espaço de tempo. Chocado? Há mais.

Mostramos-lhe os 5 novos factos que ficámos a saber sobre "Tiger King".

1. Afinal, Joe Exotic tem medo de felinos grandes

Uma das revelações mais insólitas tem que ver com Joe Exotic e a sua relação com os animais que mantinha no parque. É que, sabe-se agora, Exotic sempre teve medo dos tigres e leões que dizia amar. Segundo a revista "Variety", a revelação foi feita por Rick Kirkham, um dos produtores do documentário, no novo episódio.

Em todas as fotografias que tirava com os animais ao longo dos episódios de "Tiger King", muitas vezes escolhia tigres ou leões que fossem cegos ou que estivesse sedados — para que não fossem uma ameaça para ele.

2. Joe matou um cavalo e deu-o de comer aos tigres

Segundo o mesmo produtor, foi durante as gravações de um dos episódios que Joe Exotic voltou a chocar toda a equipa responsável pelo documentário.

Quando uma visitante do seu parque selvagem lhe pediu para cuidar do cavalo, este terá disparado sobre o animal, ferindo-o mortalmente. Depois, deu-o de comer aos tigres.

"Não tomo conta dos animais de ninguém. E este agora é comida para tigre", terão sido as palavras de Joe Exotic, segundo Rick Kirkham. Este momento nunca fez parte parte do produto final e nunca foi mencionado pelos realizadores.

3. O acidente com Saffery foi gravado e usado num vídeo do parque

Saffery, um dos gerentes do parque e o que revelou ter sido atacado por um tigre, revela que o momento em que o animal lhe arrancou a mão foi usado num vídeo de consciencialização para a importância da segurança no parque.

Segundo o próprio, Joe Exotic nunca lhe deu qualquer quantia monetária e nunca mais falou com ele depois. Na mesma entrevista, o antigo funcionário do parque diz confiar mais no tigre que o atacou do que em Joe Exotic, o seu antigo chefe.

4. Joe Exotic é pouco amado

Condenado a uma pena de prisão de 22 anos pela encomenda da morte de uma ativista pelos direitos dos animais, Joe Exotic está contente com toda a popularidade que recebeu após a estreia do documentário da Netflix. No entanto, a verdade é que são muito poucos os que o querem ver em liberdade.

Cowie, um dos funcionários do parque, diz que o mais provável é que Joe Exotic venha a morrer na prisão e não lamenta nem por um bocadinho a situação.

"Unorthodox". A história da mulher que fugiu da comunidade de judeus e que deu uma (grande) série na Netflix
"Unorthodox". A história da mulher que fugiu da comunidade de judeus e que deu uma (grande) série na Netflix
Ver artigo

Os que são mais próximos de Joe e que tiveram a oportunidade de trabalhar com ele, recordam as vezes que foi cruel com os animais e tanto Cowie como Kirkham, um dos produtores, estão muito arrependidos de alguma vez o terem conhecido.

Já Saffery, o mesmo que disse não confiar no antigo chefe, foi o único a revelar que preferia que Joe Exotic não morresse na prisão.

5. Depois da morte de Travis, Joe recorreu a um xamã

Num dos episódios de "Tiger King", o documentário mostra a forma como Travis Maldonado, o ex-marido de Joe Exotic, morreu. A tragédia aconteceu em meados de 2017 quando Travis morreu com um tiro na cabeça. O episódio em questão faz menção a esse momento, através de imagens captadas pelas câmaras de vigilância que registaram também a reação de um trabalhador do parque.

No novo episódio especial, é revelado que Joe Exotic recorreu a um xamã para o ajudar no luto. No entanto, foi desde aí que todo o mau-estar de Joe Exotic piorou.