Lanternas UV, kits forenses, histórias macabras e muita investigação. É tudo o que pode esperar com a chegada de um novo canal às televisões portuguesas que promete deliciar os fãs de "CSI: Crime Sob Investigação" e outras séries muito semelhantes. Chama-se Investigation Discovery e, tal como o nome indica, vai apostar num tipo de conteúdo de maior investigação e de intriga policial. Mas a ideia é ir muito mais além do crime e do suspense.
É que na grelha de programação do novo canal estão previstas várias séries que abordam mistérios, histórias e escândalos reais que prometem manter o espectador colado ao sofá com muita mais atenção ao episódio que está a ver à medida que os casos vão sendo trabalhos e resolvidos pelos investigadores. São alguns exemplos "The Real Story with Maria Elena Salinas", em que uma jornalista hispânica leva o público a uma viagem factual pelos crimes mais famosos dos Estados Unidos, ou "The Killing Closer", uma série onde Lindy Gligorijevic, uma detetive norte-americana, revisita alguns dos casos mais marcantes da sua vida.
Pode ainda ver "Pamela Smart: An American Murder Mystery", que é considerada uma das séries com mais audiências dos últimos tempos, precisamente porque revela tudo sobre um dos crimes que mais chocou a América em 1990. Aqui, e ao contrário do que acontece com a ficção, a leveza com que os espectadores tomam o partido de certas personagens na história desaparece — dando lugar a uma experiência muito mais intensa e realista.
Depois de uma grande expansão a nível mundial, o Investigation Discovery chega a Portugal já esta terça-feira, 2 de outubro, em exclusivo na NOS, assumindo a posição 74 da grelha de programação. E embora possa já começar a preparar as suas sessões em frente à televisão, a organização preparou um programa repleto de aventura e mistério para o próximo fim de semana. Entre sexta-feira e domingo, 5 a 7 de outubro, o Amoreiras Shopping Center, em Lisboa, convida vários espectadores a vestirem a pele de detetives — tal como aqueles que vemos nas séries e nos filmes.
Os visitantes vão ter acesso a uma cena de crime que, para que seja devidamente resolvido, deverá contar com a astúcia de todos os participantes. Além de perceber a história das vítimas, vai ser necessário ainda encontrar e seguir as várias pistas, e analisar todas as provas deixadas no local do crime.
Como não podia deixar de ser, todos os participantes vão ter acesso a luvas, kit forenses, lanternas UV e pistas espalhadas pelo Amoreiras que podem ser interpretadas através da leitura de códigos QR — que devem ser fotografados com as câmaras dos smartphones.
As atividades vão estar disponíveis de forma gratuita entre as 10 e as 23 horas.