“Casamento Marcado” é o novo reality show da TVI, que estreou este sábado, 3 de junho, conduzido por Maria Cerqueira Gomes. No primeiro episódio, conhecemos três protagonistas, uma mulher e dois homens, e cada um tem três pretendentes com quem pode casar.
Uma das protagonistas é Ana Bento, 38 anos, vive no Pinhal Novo, tem raizes em Santa Maria da Feira e é administrativa. Fernando Rodrigues tem 44 anos, vem de Almada, é comissário de bordo e ex-membro da banda portuguesa UHF. Já Joel Dias tem 21 anos, vem de Vila das Aves, em Santo Tirso, e é fotógrafo de casamentos.
Conheça os protagonistas.
Os três têm apenas 15 dias até ao casamento e, durante esse tempo, têm de preparar tudo para a cerimónia, como o vestido, fato, convidados, alianças, comida ou música e, ainda, decidir com quem querem dar o nó. Podem trocar mensagens com os pretendentes que os deixaram mais interessados, marcar vários encontros e até encontrar-se com amigos ou familiares para contar como está a ser a experiência e pedir ajuda para os preparativos.
A MAGG assistiu ao primeiro episódio de “Casamento Marcado” e destaca o melhor e o pior do reality show até agora.
O melhor do programa
Os protagonistas
Os três protagonistas, Ana, Fernando e Joel, foram escolhidos a dedo e ficamos fãs do sentido de humor, boa disposição e até safadeza, principalmente da administrativa. Surpreendeu-nos as diferentes faixas etárias, já que Joel tem apenas 21 anos.
Nenhum deles é de meias palavras e opinaram sobre o que gostaram ou não dos pretendentes sem pudor e, no caso de Joel, pode até ter falado demais, mas já lá vamos. Como os protagonistas vivem juntos, vamos ver se no desenrolar do programa esta convivência não acabará em discussões.
O clima entre Ana e Fernando
Ana e Fernando são dois dos protagonistas e, apesar de não se estar à espera, parece haver uma química entre os dois. Além de terem coisas em comum, também encontram no outro características que valorizam num parceiro. Enquanto Fernando não resiste ao sorriso rasgado de Ana e Ana aprecia o facto de Fernando ser músico, por exemplo.
Ana teve um encontro com Ivo e, apesar de terem coisas em comum e Ana ter ficado interessada, a relação destes parece muito mais aborrecida do que quando está com Fernando, com quem partilha a casa. Apesar de ser inegável a química entre os dois, no primeiro episódio foi notório que o interesse de Fernando é superior ao de Ana, chegando até a haver até um pingo de ciúmes. Realmente, se o comissário de bordo quer conquistar a administrativa, nada melhor do que mostrar o seu lado ciumento nas primeiras horas em que a conhece.
Mas a dinâmica dos dois é engraçada, tanto a cozinhar ou nas conversas, e têm muito mais química do que qualquer outro casal, com as picardias e os ciúmes. Caso esse interesse evolua, ficámos confusos sobre como o programa pode desenrolar para estes dois protagonistas. Será que podem casar-se um com o outro ou é obrigatório ser com um dos pretendentes?
O pior do programa
Os pretendentes são aborrecidos
Quando ficámos a conhecer os pretendentes, através de um curto vídeo de apresentação, estávamos à espera de que o registo fosse parecido com o dos protagonistas no que toca à boa disposição e energia. Contudo, para já, e tanto nos vídeos como pessoalmente, mostraram-se mais tímidos (ou aborrecidos, vá).
Ana foi num encontro com Ivo, que fez questão de referir várias vezes que se tinha isolado depois da última relação que correu mal. Portanto, nada melhor do que ir para um programa de televisão e casar com alguém que pouco conhece. Fernando encontrou-se com Márcia e gostou tanto da pretendente que chegou a casa e ofereceu uma rosa a Ana, não vá perder a oportunidade de brilhar com ela.
Joel teve um encontro com Patrícia e não se poupou nas perguntas. Quis logo saber sobre relações passadas ou se pensa ser mãe cedo ou não. Depois de beberem uma sangria, quis acabar o date da melhor forma (ou mais pirosa): fazer um brinde à beira-mar. Abraçaram-se no final e pode ter sido dos momentos mais constrangedores do programa pela aparente falta de química, mas isso não impediu Joel de imaginar um futuro ao lado de Patrícia.
Além disso, um dos pretendentes de Ana, o Ivo, parece ter sido um erro de casting, já que Ana não ficou nada interessada no homem e nunca mais falou nele durante o primeiro episódio.
Casamentos a fingir
Apesar de não ter sido divulgado no primeiro episódio de “Casamento Marcado”, os casamentos são a fingir, ou seja, apesar de haver uma cerimónia, estes não têm validade jurídica, segundo avançou a revista “TV 7 Dias”.
O objetivo do programa perde assim um pouco da magia, já que tanto os participantes como o público sabem que não serão casamentos reais. Se fosse de facto real, de certeza que iam viver a experiência muito mais intensamente e levariam o peso da escolha do pretendente muito mais a sério. Assim, podem só brincar aos casamentos durante os 15 dias, ficar com a fama, e nunca mais ver a pessoa na vida.
Os comentários de Joel Dias
Joel Dias, apesar de ter 21 anos, afirma querer casar-se, ser pai novo e já tem toda a cerimónia pensada. Pareceu, na verdade, que levou a lição bem estudada para chamar a atenção no programa. O protagonista parece ser um rapaz divertido e sociável, contudo os comentários relativos às pretendentes não foram os mais agradáveis. Se fosse num "Big Brother", a produção já tinha mostrado essas imagens às concorrentes visadas e tinha muito mais piada.
Relativamente a Patrícia, deu a entender que esta não era tão "bonita" quanto ele esperava e, quanto a Desirée, afirmou que preferia uma mulher portuguesa a brasileira. Contudo, entre as três pretendentes, decidiu marcar um encontro com Patrícia e ficou surpreendido pela positiva, considerando dar-lhe "outra oportunidade" e marcar um próximo encontro.
"Eu acho que conseguia passar o resto da minha vida com ela", disse no final do encontro numa espécie de confessionário do programa. Dadas as opiniões de Joel e a falta de química do casal, ou as expectativas são baixas ou não gostou mesmo das outras duas pretendentes.