Já são conhecidos os 20 compositores a concurso no Festival da Canção 2021. E este é o leque mais diversificado de músicos dos últimos anos, de áreas que vão do pop ao hip hop, passando pelo fado e música clássica. Carolina Deslandes é o nome mais mediático, mas há caras bem conhecidas do grande público como Hélder Moutinho (fadista e irmão de Camané), Virgul (fundador dos Da Weasel), Viviane (da banda Entre Aspas) e Filipe Melo (que o grande público conhece do espectáculo "Deixem o Pimba em Paz" e dos diretor de Bruno Nogueira "Como é que o Bicho Mexe").
Entre os leque de 20 músicos, existe um repetente nas lides do certame de música organizado pela RTP. Pedro Gonçalves que, em 2017, participou no Festival da Canção como cantor com a música "Don't Walk Away". Três anos depois, regressa como compositor.
O Festival da Canção 2021 terá duas semifinais, a 20 e 27 de fevereiro. A grande final realiza-se a 6 de março e irá apurar a canção que representará Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2021, que acontecerá nos Países Baixos. Este ano, devido à pandemia, e pela primeira vez na história do certame, o festival não se realizou. Alguns países optaram por manter os artistas escolhidos para este ano mas a RTP decidiu que Elisa, com a canção "Medo de Sentir", não transitaria para 2021.
Os 18 compositores convidados pela RTP e os dois eleitos através de um processo de livre submissão de canções (Pedro Gonçalves e Miguel Marôco) irão posteriormente revelar os artistas escolhidos para interpretar as suas músicas.
Conheça a lista completa:
- Anne Victorino D’almeida
- Carolina Deslandes
- Da Chick
- Fábia Maia
- Filipe Melo
- Helder Moutinho
- Ian
- Irma
- Joana Alegre
- João Vieira
- Karetus
- Miguel Marôco
- Neev
- Pedro Da Linha
- Pedro Gonçalves
- Stereossauro
- Tainá
- Tatanka
- Virgul
- Viviane