A primeira semifinal do certame de música aconteceu este sábado, 25 de fevereiro e, pelo palco do Estúdio 1 da RTP, passaram 10 atuações. Eram para ser seis os finalistas apurados mas, no final, foram sete. Uma falha técnica numa operadora de telecomunicações provocou falhas na linha de televoto de uma canções. Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato anunciaram que essa canção, devido a esse problema alheio à RTP, ficou automaticamente apurada para a final.
Assim, Churky, Cláudia Pascoal, Mimicat, You Can't Win Charlie Brown, SAL e Esse Povo apuraram-se para a final, numa votação conjunta do júri e do televoto. Após anunciarem estes finalistas, os apresentadores revelaram que uma votação rápida, exclusivamente para os telespectadores, iria ser aberta, para que fosse escolhido mais um finalista. Neon Soho foram os eleitos.
Conheça as 7 finalistas
Churky - "Encruzilhada"
Cláudia Pascoal - "Nasci Maria"
Mimicat - "Ai Coração"
You Can't Win Charlie Brown - "Contraste Mudo"
SAL - "Viver"
Esse Povo - "Sapatos de Cimento"
Neon Soho - "Endless World"
A segunda semifinal do Festival da Canção acontece no próximo sábado, 4 de março, e a final a 11 de março. O vencedor do Festival da Canção vai representar Portugal na Eurovisão 2023, que este ano acontece em Liverpool, Inglaterra.