O "Got Talent Portugal" regressa em janeiro de 2024, com dois novos jurados e algumas diferenças. Para José Fragoso, diretor de programas da RTP, os jurados são “essenciais na seleção e eficácia do programa”. E, na próxima edição, além do “dinossauro” Manuel Moura dos Santos, e do o repetente Rui Massena, estreiam-se dois “bichos televisivos”: Inês Aires Pereira e Filomena Cautela. Sem esquecer a condutora dos programas, Sílvia Alberto, que considera “um prazer receber este novo painel de jurados”.
Apesar da mudança no painel de jurados que, para a apresentadora, “já merecia uma renovação”, a génese continua a ser a mesma. “Continuamos à procura de talentos que queiram subir ao maior palco do mundo”, diz Sílvia Alberto. No entanto, existem algumas diferenças tal como “a estética, a abordagem do ponto de vista da realização e sem dúvida a atitude do painel de jurados". Mas o objetivo mantém-se. “Encontrar uma grande atuação de televisão para ganhar o 'Got Talent'”, refere Filomena Cautela.
Dos colegas à produção, passando pelas difíceis decisões, são vários os aspetos com que as novas caras do painel de jurados têm aprendido a lidar ao longo dos primeiros dias de gravações. “Aqui já chorei, já me arrepiei”, começa por referir Inês Aires Pereira, algo corroborado por Filomena Cautela. "Temos rido muito, chorado a rir, chorado mesmo de tristeza, temo-nos divertido muito, discutido muito também mas sei que levo daqui três grandes amigos. Tem sido um prazer do caraças estar ao vosso lado", diz a apresentadora de "Programa Cautelar".
Filomena Cautela descreve o papel de jurada como "uma experiência verdadeiramente aterradora". "No bom e no mau sentido. Estar ali sentado naquela cadeira é muito diferente. Nós temos as pessoas ali, nós sentimos os nervos das pessoas à nossa frente, de facto os espetáculos ao vivo são diferentes dos espetáculos na televisão, por uma razão, e esta é uma delas", salienta.
Já Inês Aires Pereira sente-se “como um telespectador no sofá". "Não estou aqui para julgar grande técnica, estou aqui para julgar o que as pessoas me transmitiram, se eu senti alguma coisa ou se não senti. Porque eu sei o que é que é estar do outro lado, sei o que é sentir os nervos", diz a atriz.
Entre as atuações e as histórias de vida, fica difícil decidir quem merece um sim ou um não. Depois, surge a pergunta que assola os jurados: 'mas quem sou eu para estar a dizer que não ou que sim a alguém?'. Inês Aires Pereira confessou que, nesta fase, tem “muita dificuldade em dizer 'não' às pessoas, ou dizer às pessoas para irem para casa”. "Apesar de não querer destruir os sonhos a ninguém, o nosso trabalho é encontrarmos uma grande atuação de televisão para ganhar o 'Got Talent'.”
Apesar de já ser um repetente (esta é a segunda vez que ocupa a cadeira de jurado no "Got Talent Portugal"), dizer 'não' para Rui Massena é algo ainda difícil, por não existir um critério único, o que complica as coisas. “Como é que se compara um acrobata com um pianista?”, reflete o maestro e compositor. “É muito difícil dizer que não porque as histórias às vezes misturam-se.” refere o jurado, que já viveu esta experiência em 2015.
No entanto, o maestro explica que “há um sistema de mérito definido, tem regras definidas e depois os critérios são aquilo que alguém traz para palco". "A pessoa analisa o que se passou aqui, não pode estar a imaginar o que é que ela podia fazer, mas por outro lado também temos de reconhecer se ela tem ou não tem talento e se poderia, numa próxima vez, voltar mais empoderada.”
O veterano Manuel Moura dos Santos, no formato desde 2015, também tem algo a dizer. “Tem de haver uma seleção. Tem de haver um critério. Muitas vezes é difícil abstrairmo-nos de casos pessoais ou histórias que nos comovem, ou nos impressionam, mas fazemos o possível para que isso não seja um obstáculo na nossa avaliação. Nem sempre é possível, porque há casos e histórias absolutamente extraordinárias das quais é difícil abstrairmo-nos”.
O programa de talentos da RTP1 estreia em janeiro de 2024. Vai ter 12 programas, sete deles gravados e os restantes cinco em direto aos domingos à noite.