Maria de Lourdes Sousa, mãe de Manuel Luís Goucha, morreu na manhã deste sábado, 10 de agosto, depois de completar 101 anos no passado mês de julho. A morte da progenitora do apresentador aconteceu um dia antes de este estar aos comandos da gala semanal do "Dilema", que acontece todos os domingos.
Tendo isto em conta, muito se especulou se seria o apresentador a conduzir a gala deste domingo, 11 de agosto – e, caso isso não acontecesse, quem é que poderia substituí-lo. A decisão já foi tomada pela Endemol, TVI e pelo próprio Manuel Luís Goucha mas só será conhecida exatamente à hora a que começar a gala deste domingo. Terá, por isso, de esperar pelas 21h30 para saber.
Manuel Luís Goucha sempre foi bastante próximo da mãe, mulher que elogiava publicamente vezes sem conta. Em televisão, chegou a admitir que vivia em constante sobressalto e com medo de que o telefone tocasse com uma má notícia, pelo facto de ter medo de que a mãe morresse.
A TVI prestou uma homenagem à mãe do apresentador durante o programa matinal do novo canal da estação, V+. Merche Romero e Zé Lopes deixaram as condolências a Manuel Luís Goucha e recordaram uma entrevista onde o apresentador teceu muitos elogios à mãe. "Há quem diga que os filhos é que escolhem os pais e eu fico muito contente por te ter escolhido como mãe", disse o apresentador, entre lágrimas.
O programa "Noite das Estrelas", da CMTV, também recorreu às redes sociais para homenagear Maria de Lourdes Sousa. Já a caixa de comentários das redes sociais da estrela da TVI também se encheu de comentários de apoio. "O meus sentimos", "um fortíssimo abraço", "muita força" ou "beijinho grande no seu coração" são algumas das reações.