Não é a primeira vez que o "Natal dos Hospitais" não acontece nos centros hospitalares (no passado, a emissão já passou por salas de espetáculos como o Coliseu dos Recreios e o Casino Estoril), mas em 2020, e como consequência da pandemia da COVID-19, vai ser realizado em direto dos estúdios da RTP, no Porto e em Lisboa.
Esta quinta-feira, 10 de dezembro, das 10h às 20h, são vários os rostos da estação pública de televisão que vão conduzir a emissão repleta de atuações musicais. Em Lisboa, estarão Catarina Furtado, José Carlos Malato, Tânia Ribas de Oliveira e Vasco Palmeirim. E, em Gaia, nos estúdios da RTP no Monte da Virgem, a apresentação estará a cargo de Sónia Araújo e Jorge Gabriel. Ao longo do dia, haverá também ligações à Madeira e aos Açores.
Nos últimos anos, o "Natal dos Hospitais" realizou emissões em direto do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (concelho de Cascais) e do Hospital de São João (Porto). Nascido em 1944, iniciativa do "Diário de Notícias", o "Natal dos Hospitais" passou a ser televisionado a partir de 1958. Henrique Mendes e Beatriz Costa foram os primeiros apresentadores.