Se, em 2020, a plataforma de streaming recusou acrescentar um aviso à série que retrata a vida da família real britânica, agora a conversa é outra. Após uma avalanche de críticas, e nas vésperas da estreia da quinta temporada de "The Crown", a Netflix colocou um aviso quer antes do recém-lançado trailer da nova temporada quer na descrição da série.

"Inspirada em eventos reais, esta série dramática de ficção conta a história da rainha Elizabeth II e dos acontecimentos que moldaram o seu reinado", pode ler-se na plataforma. Também na rede social Twitter a conta oficial da série passou a ter esse alerta.

Estes acontecimentos inspiraram a nova temporada de "The Crown". Veja as fotos de ficção vs. realidade.
Estes acontecimentos inspiraram a nova temporada de "The Crown". Veja as fotos de ficção vs. realidade.
Ver artigo

Esta mudança acontece a 19 dias da estreia da quinta temporada de "The Crown" (marcada para 9 de novembro), que vai retratar a década de 1990 no seio da família real britânica, focando-se na conflituosa relação entre Carlos e Diana, o romance do então príncipe com Camilla Parker-Bowles e todos os problemas que a rainha Isabel II atravessou ao longo desses anos, desde o incêndio que destruiu parte do palácio de Buckingham até aos rumores de um caso extraconjugal do marido, o príncipe Filipe.

Do antigo primeiro-ministro John Major à atriz Judi Dench, as críticas sobre a nova temporada da série da Netflix vão-se acumulando à medida que a ação da mesma se vai aproximando da atualidade. Numa carta aberta ao jornal britânico "The Times", Judi Dench teceu duras críticas à plataforma de streaming, pedindo que fosse colocado esse mesmo aviso.

A atriz de 87 anos, que foi condecorada com a Excelentíssima Ordem do Império Britânico pela rainha Isabel II em 1970, descreveu a série como "cruelmente injusta" e acusou a Netflix de "sensacionalismo bruto" e de estar a capitalizar com o sofrimento dos membros da família real britânica e dos súbditos de Isabel II, que morreu a 8 de setembro. Em reação às críticas de Judi Dench, um porta-voz da Netflix afirmou que a série sempre foi apresentada como uma série de ficção baseada em acontecimentos históricos.

"A quinta temporada é uma dramatização ficcionada, que imagina o que poderia ter acontecido em privado durante uma década tão importante para a família real britânica — década essa que foi escrutinada e documentada por jornalistas, biógrafos e historiadores", disse o porta-voz da plataforma de streaming.

Veja o trailer da quinta temporada de "The Crown"

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.