O princípio do fim do casamento de Carlos e Diana, os príncipes William e Harry, Camilla Parker-Bowles e a monarca Isabel II, prestes a chegar à quarta década de reinado. A quinta temporada da série histórica "The Crown", criada por Peter Morgan, chega à Netflix a 9 de novembro e retrata os dramas, amores, desamores e momentos históricos vividos pela família real britânica na década de 1990.

E se em temporadas anteriores era necessário recorrer a documentários, livros de História ou até mesmo à Wikipédia para encontrar resposta à pergunta que os fãs da série fazem amiúde ("deixa lá ver se isto aconteceu mesmo?"), agora a história da ficção mostra imagens, acontecimentos e factos que estão bem presentes nos que viveram a década final do século XX.

Nesta quinta temporada, a rainha Isabel II (Imelda Staunton) encontra, enquanto chefe de Estado, transformações como o fim da Guerra Fria, o desmembramento da União Soviética (1991) ou fim do Império Britânico (que se assinalou com a passagem de Hong Kong para as mãos da China, em 1997). Esses momentos históricos, que transformaram o Mundo, são retratados nesta temporada de "The Crown", bem como as convulsões privadas que transformaram a família real britânica.

The crown quinta temporada
Imelda Stunton interpreta a rainha Isabel II na quinta temporada de "The Crown" créditos: ©2021 Netflix, Inc.

Com o casamento de Diana (Elizabeth Debicki) e Carlos (Dominic West) a desabar, o casal tenta, pelo menos publicamente, manter uma imagem de união, embora a reaproximação do príncipe a um antigo amor, Camilla Parker-Bowles (Olivia Williams) seja impossível de esconder.

Nova temporada de "The Crown" vai abordar a relação entre o príncipe Filipe e a suposta amante
Nova temporada de "The Crown" vai abordar a relação entre o príncipe Filipe e a suposta amante
Ver artigo

Nesta quinta temporada, está também em foco o ano de 1992, que a monarca apelidou como o seu “annus horribilis" ("ano horrível"). Foi neste ano que aconteceu a separação do príncipe André de Sarah Ferguson, o divórcio da princesa Ana do capitão Mark Philips, o incêndio no palácio de Buckingham e, por fm, o divórcio do príncipe Carlos e Diana.

Ainda não é conhecido até que momento da década de 90 irá esta temporada de "The Crown" mas, nas imagens disponibilizadas pela Netflix, é possível ver que Dodi Al Fayed (Khalid Abdalla), o último namorado de Lady Di (e que morreu com ela no fatídico acidente de viação, a 31 de agosto de 1997), também surge na trama.

Mohamed Al Fayed (Salim Daw) com o filho, Dodi (Khalid Abdalla)
Mohamed Al Fayed (Salim Daw) com o filho, Dodi (Khalid Abdalla) créditos: Netflix

Na galeria abaixo, mostramos-lhe os momentos da quinta temporada de "The Crown" que replicam momentos que aconteceram na realidade.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.