Os indícios estavam lá todos e, por isso, não ficámos surpreendidos quando soubemos, no final da gala deste domingo, 1 de agosto, que Miguel e Ana não dariam uma oportunidade ao amor. É que antes de serem obrigados a fazer um balanço da relação que mantiveram ao longo destes dias, houve vários conflitos e falta de comunicação entre os dois — o que terá motivado um afastamento gradual.
Os problemas começaram quando Miguel, numa das inúmeras conversas que manteve com Ana, tentou explicar que queria ir "ao fundo do coração" da parceira. Quando percebeu que o gesto não era recíproco, desabafou para a câmara dizendo achar que a própria não estava tão interessada quanto ele.
Na mesma conversa, Ana lamentou o facto de o concorrente não parecer ser comunicativo e honesto. "Acho que não estás a abrir o coração e sinto que te retrais muito. Antes de dizer as coisas, parece que estás a pensar nelas." Miguel respondeu, lamentando. "Lamento que às vezes não consiga encontrar todas as palavras para te dizer o que sinto."
Mas o problema maior aconteceria no dia seguinte, quando a melhor amiga de Ana, Vanessa, visitou o casal.
A grande discussão entre Ana e Miguel
Depois de Vanessa se ter juntado ao casal e de os três estarem sentados a conversar, Miguel pareceu mais honesto. O problema? O facto de falar para Vanessa e não para a parceira com quem estava a viver a experiência de "O Amor Acontece", o que terá enfurecido ainda mais Ana. Foi durante essa conversa que disse, por exemplo, que por vezes sentia dificuldade em expressar-se.
Mas o grande conflito surge quando este revelou (novamente falando para Vanessa) que já tinha participado no formato. "Já estou a perceber tudo. Ele inscreveu-se neste programa e já teve com outra", referiu Ana, desiludida.
"Ontem estivemos a falar e não disseste nada, principalmente depois de te ter dito que sentia que havia qualquer coisa que não me estavas a contar. Desde que ela chegou [referindo-se a Vanessa], estás a falar de coisas que já tinha identificado", explicou Ana.
E continuou: "Dei oportunidade para confiar em ti e tu não abriste o jogo. A minha intuição estava correta e acho que provavelmente não me irias contar [que Miguel já tinha feito parte do programa]"."De livro aberto não tem nada", confidenciou Ana com a amiga a sós. A conversa terminou com Ana sair da mesa e a virar costas a Miguel.
Os dois falaram ao final do dia e Ana voltou a criticar Miguel por não ter sido completamente honesto com ela. Embora tenham terminado com o abraço, Ana não ficou convencida. O ponto final definitivo, tal como se viria a confirmar no programa, era inevitável.