A minissérie que vai dar a conhecer um dos maiores escândalos sexuais algumas vez noticiados em Portugal chega esta segunda-feira, 22 de setembro, à televisão portuguesa. "O Arquiteto", baseado na história que envolveu as cassetes do arquiteto Tomás Taveira, atualmente com 86 anos, a fazer sexo com várias jovens mulheres nas décadas de 80 e 90, chega pelas mãos da TVI e da Prime Video a todos os portugueses, e promete ser uma produção que visa mostrar uma realidade que ainda hoje é conhecida por muitos.

As "Loucuras Sexuais de Tomás Taveira" viram a luz do dia há 35 anos. Afinal, como é que tudo aconteceu?
As "Loucuras Sexuais de Tomás Taveira" viram a luz do dia há 35 anos. Afinal, como é que tudo aconteceu?
Ver artigo

Com data de estreia já nesta segunda-feira, 22 de setembro, às 22h30, a minissérie vai contar com seis episódios lançados todos os dias até sábado, 26. A série será protagonizada por Rui Melo e atores como Lucas Dutra, Mikaela Lupu, Filipe Amorim, Guilherme Amaro, Diogo Branco e Paula Lobo Antunes vão integrar o elenco.

Patrícia Müller, a autora da série, explicou à MAGG que a produção "olha de frente para uma merda que existiu e que continua a existir", explicando que o seu objetivo é fazer com que os adolescentes de hoje em dia percebam que não é suposto gravar duas pessoas na cama, e que isso traz consequências.

"O meu filho tem 18 anos e contou-me que estava no ginásio e o homem ao lado estava a mostrar a outro um vídeo dele e da namorada na cama. Eles fazem isso. Aprendam que não se pode fazer isso. Isto não é uma coisa que aconteceu uma vez e não aconteceu mais. É recorrente", disse a autora.

A história é então baseada no que aconteceu em 1989, quando uma cassete com vídeos caseiros do arquiteto Tomás Taveira, em práticas sexuais com mulheres (alegadamente gravadas sem autorização das mesmas) chegou à imprensa, espoletando uma discussão sobre privacidade, moral e bons costumes (mas nunca, na altura, sobre os alegados abusos a que as mulheres gravadas foram sujeitas).

As imagens foram divulgadas no dia 2 de outubro de 1989 na revista "Semana Ilustrada", com o título "As Loucuras Sexuais de Tomás Taveira", seguida da espanhola "Interviù", que lançou 20 mil exemplares para Portugal e cuja grande parte acabou apreendida pela polícia. O escândalo levou ao fim do seu casamento de longa data com Amarílis Taveira e ao afastamento da vida pública (e a MAGG explica como tudo aconteceu nesta reportagem).

Veja as primeiras imagens.