Poucas horas passaram desde que os concorrentes estão reunidos no interior da casa, mas mesmo assim, já houve uma acesa discussão entre Ângelo Dala e Jandira Dias, para além das várias guerras que também têm surgindo.
Após a gala, os concorrentes foram divididos em dois grupos aleatórios, apenas porque 10 estavam sentados de um lado da sala, enquanto a outra metade estava no outro. Foram confrontados com a escolha de decidirem que grupo dormia no "quarto veludo", e quem dormia no "quarto madeira", quartos estes que, aparentemente, não pareciam revelar nenhuma segunda intenção por trás, sendo que os nomes eram meramente descritivos dos materiais de que era feita a mobília dos mesmos, ou pelo menos, assim acreditavam os concorrentes.
Contudo, na manhã de segunda-feira, 27 de fevereiro, os concorrentes foram informados de que esta simples escolha de quartos envolvia muito mais do que os mesmos pensavam. O mestre, a voz que orienta os concorrentes, dividiu, assim, os participantes entre senhores e camponeses, de acordo com a escolha dos quartos da noite anterior. O "quarto madeira" albergava 10 camponeses, enquanto o "quarto veludo", os 10 senhores da casa.
Assim, Isa Oliveira, Ângelo Dala, Mariana Duarte, Lara Moniz, Moisés Figueira, Domingos Terra, André Silveira, Afonso Vaz, Nuno Belchior e Ricardo Pacheco são os senhores da casa, enquanto que Alice Santos, Bárbara Silva, Carolina Aranda, Jandira Dias, Lívia Ferreira, Rosa Patrício, Sara Sistelo, Tamara Rocha, Tiago Feliciano e Gonçalo Chaves, fazem parte do grupo dos camponeses.
O mestre anunciou ainda os direitos e deveres de cada grupo. Quanto aos camponeses, a estes compete despertar mais cedo, "com o cantar do galo", preparar todas as refeições, cozinhar e lavar a loiça só na cozinha exterior e sem utilizar utensílios da cozinha interior da casa, só podem comer no exterior, e depois de servir os senhores, devem limpar e arrumar toda a casa, incluindo tratar das divisões dos senhores, lavar a roupa dos senhores, cortar a lenha e só podem utilizar a casa de banho e água do exterior (que têm de pedalar para terem direito à mesma).
Para além disso, só podem vestir as roupas de serviço, sem acessórios ou maquilhagem. Não podem sentar-se nos sofás, nem à mesa com os senhores, e têm uma alimentação regrada. O mestre realçou ainda que pelo menos três camponeses têm de permanecer sempre acordados enquanto os senhores ainda não estiverem todos deitados.
Quanto aos direitos e deveres dos senhores, estes são bastante distintos. Incluem um despertar tardio, ajuda dos camponeses para tudo o que desejarem, acesso ilimitado à alimentação existente na casa, não cozinham nem estão autorizados a utilizar os eletrodomésticos da casa, e tomam decisões no que diz respeito às tarefas e desempenho dos camponeses.
Foi precisamente neste âmbito de separações entre grupos que surgiu uma discussão, pois Jandira (grupo dos camponeses), sentiu-se humilhada após Ângelo lhe ter pedido que lhe levasse água, que segundo a concorrente estava precisamente ao lado do homem. Quando o mestre reuniu os participantes, Jandira foi questionada sobre qual o senhor que a concorrente achava não ser digno do título, e a mulher apontou Ângelo Dala, afirmando que o mesmo era autoritário com os concorrentes "só por capricho", e que o mesmo os humilhava, ultrapassando a brincadeira.
Quanto às picardias, estas também não têm faltado na casa, especialmente ainda durante a noite da gala de domingo.
Os concorrentes estavam todos reunidos, e pela ordem do mestre, começaram por se apresentar individualmente, e escolher qual dos concorrentes que ficou fora da casa gostavam que entrasse, e qual dos que estava dentro teria de sair para que o novo participante ocupasse o seu lugar.
Quando chegou a vez de Mariana esta escolheu Lívia. "Não sei se ela tem dentes, porque eu ainda não lhe vi os dentes", disse, ao que Lívia retorquiu: "Porquê? És dentista?". Mais tarde, Jandira saiu em defesa de Lívia nesta situação, acusando Mariana de ter sido rude. "Isso não é ser fontal, é ser grossa", apontou a concorrente.
Também a polémica em que Alice Santos se encontra foi partilhada entre todos os concorrentes, sendo que vários não conheciam a história, e Mariana afirmou: "Tu irritas-me solenemente". Apesar disso, a concorrente garantiu que ainda lhe iria dar o benefício da dúvida, acreditando que toda a situação pode não passar de uma personagem que Alice criou.
Recorde-se que Alice Santos é conhecida por se ter mostrado contra o uso de antidepressivos na rede social TikTok, e por ter uma opinião polémica relativamente à depressão, tendo afirmado que esta se cura com "uma boa nutrição" e exposição ao sol.
De salientar ainda que na segunda feira, 27 de fevereiro, houve frente a frente de Inácia Nunes com Marina Pinto, uma das 5 duplas que aguarda votação do público para decidirem quem entra na casa já no próximo domingo. Após o confronto, Marina afirmou que houve "uma rivalidade amorosa sem ter de estar a diminuir o outro". Agora, ambas aguardam votações, através da decisão do público, para saberem quem entra na casa mais vigiada do país.
Esta terça-feira, 20 de fevereiro, há frente a frente de Jéssica Pereira (mulher de Ricardo Pacheco) com Dário Pinto, às 18 horas, no Diário com Mafalda Castro.