Alerta: este texto contem spoilers sobre acontecimentos importantes da quarta temporada de "Succession". Se não quer saber pormenores, por favor não continue a ler.

Está preparado? Aqui vai. Logan Roy morre no terceiro episódio da quarta temporada da série da HBO Max, disponível na plataforma de streaming desde segunda-feira, 1o de abril. Porque é que isso é importante e porque é que, nas redes sociais, ninguém fala de outra coisa? Porque a personagem interpretada por Brian Cox é a protagonista da série criada por Jesse Armstrong. Uma escolha que apanhou toda a gente de surpresa e que é invulgar, tendo em conta que ainda faltam sete episódios para o final da derradeira temporada.

Brian Cox interpreta Logan Roy, protagonista de
Brian Cox interpreta Logan Roy, protagonista de Brian Cox interpreta Logan Roy, protagonista de "Succession" créditos: hbo max

Nas redes sociais, um pouco por todo o mundo, chovem elogios à série e, em particular, à narrativa deste episódio. Nuno Markl escreve que "Connor's Wedding" [nome do episódio] "é daqueles pedaços de televisão tão esmagadores e tão à frente, que parece tornar tudo amador à sua volta". "Este episódio é do melhor que já se fez em televisão", elogia Bruno Nogueira. "Podia dizer muita coisa sobre o episódio de hoje do 'Succession', mas acho que me limito a dizer: vejamos e aprendamos como se faz. Apesar de ser muito mais caro do que o que estamos habituados, as boas ideias viajam mais rápido que o iate ou o helicóptero do Logan Roy", escreve Manuel Pureza, produtor.

O casamento, a morte e o abraço que não estava no guião

Neste episódio, o magnata do conglomerado de media Waystar Royco prepara-se para ir até à Suécia negociar com Lukas Matsson (Alexander Skarsgaard). No mesmo dia, o filho mais velho do empresário, Connor (Alan Ruck) prepara-se para casar-se com Willa (Justine Lupe) a bordo de um barco, em pleno rio Hudson, em Nova Iorque. As duas facções continuam desavindas: de um lado Logan com o genro Tom (Matthew Macfadyen), do outro os irmãos Roman (Kieran Culkin), Shiv (Sarah Snook) e Kendall (Justin Strong). Mas mal sabem estes dois últimos que o benjamim da família os anda a trair, passando informação ao pai.

Os irmãos Kendall e Shiv
Os irmãos Kendall e Shiv Os irmãos Kendall e Shiv créditos: HBO Max

Naquele que deveria ser um dia feliz o inesperado acontece (ou talvez não, tendo em conta a idade do empresário e o nível de stress a que anda constantemente sujeito): Logan Roy sente-se mal, desmaia na casa de banho do jato privado onde também viajam os elementos mais importantes do seu círculo próximo. Os elementos da tripulação tentam reanimá-lo mas sem sucesso. O empresário é declarado morto assim que a aeronave aterra.

"Succession". Já vimos o primeiro episódio da última temporada e estamos como Logan Roy: cansados
"Succession". Já vimos o primeiro episódio da última temporada e estamos como Logan Roy: cansados
Ver artigo

Em terra, ou melhor, na água, os filhos mais velhos de Logan Roy entram em colapso emocional assim que são contactados por Tom, que os mantém ao telefone para se despedirem do pai. Entre abraços, a descrença de Roman e o choro compulsivo de Shiv, os genes de racionalidade e maquiavelismo vêm à tona: mesmo com a morte do pai, os três irmãos não abrem mão do controlo pela sucessão. Ainda no cruzeiro, em busca de um final feliz, e mesmo sem convidados, Willa e Connor acabam por decidir casar-se.

Connor e Willa casam-se, mesmo sabendo da morte de Logan
Connor e Willa casam-se, mesmo sabendo da morte de Logan Connor e Willa casam-se, mesmo sabendo da morte de Logan créditos: HBO Max

Restam agora sete episódios para os criadores de "Succession" contarem a história da família Roy. Mas porquê matar o protagonista logo no início desta temporada? Em declarações à "Variety", Markl Mylod, produtor executivo da série e realizador deste episódio, revela que a morte de Logan já estava a ser preparada há muito tempo. "A ideia foi criar um momento de grandiosidade dramática a partir de algo mundano - a inconveniência da coisa. Isso pareceu-me maravilhoso", explica. Mylod adianta que foi "enorme e assustador" matar a personagem interpretada por Brian Cox, por ser "uma personagem tão poderosa no drama televisivo moderno".

O realizador conta ainda que a cena que mostra os filhos de Logan a lidarem com a morte do pai enquanto aguardam pelo casamento do irmão foi gravada num take apenas, que durou 30 minutos. Mylod explica que isso implicou "um incrível bailado entre os atores e a equipa técnica" e que grande parte desses 30 minutos de gravação ininterrupta aparece na versão final do episódio. O facto de praticamente não se ver o corpo de Logan Roy também foi uma escolha pensada. E quanto à cena em que os três irmão se abraçam, depois de Shiv um comunicado de imprensa a confirmar a morte do pai? Não estava no guião. "Eles caíram nos braços uns dos outros, o que foi lindo".

"Succession" está disponível na plataforma de streaming HBO MAX. Novos episódios são disponibilizados às segunda-feiras. O final da temporada é emitido a 28 de maio nos Estados Unidos, ficando disponível na plataforma de streaming no dia seguinte.