A partir deste domingo, 18 de abril e até ao próximo sábado, 24, a RTP1 e RTP2 vão transmitir filmes premiados pelos Óscares. Desde o grande clássico "O Mundo a seus Pés", de Orson Welles, até "Green Book – Um Guia para a Vida", de Peter Farrelly, serão mais de 700 horas de ficção galardoada pela Academia.

A saga de filmes começa com um bem carregado de prémios: "África Minha", de Sydney Pollack, recebeu sete Óscares, entre os quais de "Melhor Filme". Apesar de ter já 35 anos, ninguém resiste à história romântica protagonizada por Meryl Streep e Robert Redford, que será transmitida já este domingo, 18 de abril, na RTP1.

Já para o serão de segunda-feira, poderá descontrair do regresso ao trabalho com "O Mundo a seus Pés", de Orson Welles, filme que foi reconhecido não só pela história, como pelo facto de ter quebrado as regras do cinema até então.

Para a restante semana, aponte na agenda "Lawrence da Arábia", a 20 de abril, e "A Ponte do Rio Kwai", a 21, ambos distinguidos com sete Óscares. Mas há outro filme que conseguiu arrecadar ainda mais. Em 1961, "West Side Story", surpreendeu e continua ainda hoje a ser uma referência no mundo do cinema, que agora poderá ver na noite de 22 de abril.

Regresso ao cinema. Saiba quais os filmes que chegam às salas a 19 de abril
Regresso ao cinema. Saiba quais os filmes que chegam às salas a 19 de abril
Ver artigo

Para o fim da semana, o nível não diminui e poderá contar com "O Caçador", que apesar de ter sido um dos filmes mais polémicos sobre a guerra do Vietname, conseguiu vencer cinco Óscares em 1979, graças ao trabalho de Michael Cimino, reconhecido como "Melhor Realizador". E porque não um filme italiano para o serão de sábado? "Cinema Paraíso" é a sugestão da RTP2 para o primeiro dia do fim de semana e que pode acompanhar com um copo de vinho e uma pizza para estar em linha com a origem do filme de 1988.

No domingo, a maratona de Óscares termina com o galardoado "Green Book – Um Guia para a Vida", de Peter Farrelly, um filme de 2018 que conta a história de um desempregado branco e um famoso pianista negro cujos percursos diferentes se cruzam dentro do carro que Tony Lip conduz para levar Don Shirley a qualquer lugar. Este filme, com três distinções da Academia, será transmitido a 24 de abril na RTP, encerrando as noites de Óscares na estação pública de televisão.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.