A morte do Papa Francisco, a 21 de abril de 2025, marcou o fim de um pontificado de 12 anos e deu início a um dos processos mais solenes e enigmáticos da Igreja Católica: o conclave. Após o funeral, realizado a 26 de abril, o Vaticano confirmou que o conclave para eleger o novo Papa começará a 7 de maio. Durante este período, 134 cardeais permanecerão isolados e realizarão até quatro votações diárias, até que um candidato obtenha a maioria dos votos.

Coincidentemente, dois dias antes do início deste processo, vai ter a oportunidade única de entrar nesse mundo. Não, não vai haver uma transmissão deste evento super enigmático – até porque a Igreja não o permite –, mas o que está em causa é a exibição exclusiva do aclamado filme "Conclave". Protagonizado por Ralph Fiennes, será transmitido no TVCine Top na segunda-feira, 5 de maio, pelas 21h30. 

Já se sabe quando vai ser escolhido o novo Papa (e está para breve). Saiba como funcionará o Conclave
Já se sabe quando vai ser escolhido o novo Papa (e está para breve). Saiba como funcionará o Conclave
Ver artigo

O filme é realizado por Edward Berger e oferece uma visão intrigante dos bastidores do processo de eleição papal. No filme, o cardeal Lawrence, interpretado pelo ator, lidera o conclave após a inesperada morte de um Papa muito estimado. Além de Ralph Fiennes, o elenco é de luxo e conta ainda com nomes como Isabella Rossellini, Stanley Tucci, John Lithgow, Sergio Castellitto e Lucian Msamati.

Esta produção, que chegou aos cinemas a 25 de outubro de 2024, foi amplamente reconhecida pela crítica e pela indústria cinematográfica. Peter Straughan venceu o Óscar de Melhor Argumento Adaptado por "Conclave", além de ter sido premiado com o BAFTA, o Globo de Ouro e o Critics' Choice na mesma categoria. O filme recebeu ainda oito nomeações aos Óscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator.