Nos últimos 13 meses, habituámo-nos ao cinema em casa. Séries e filmes na TV e nas plataformas de streaming tornaram-se parte do nosso dia a dia, ou não tivessem estado as salas de cinema fechadas durante a maior parte deste período, consequência das restrições impostas pela pandemia da COVID-19.
Na próxima segunda-feira, e neste caminhar vagaroso e cauteloso em direção à normalidade possível, reabrem as salas de cinema. É certo que as estreias em Portugal acontecem às quintas-feiras mas, num ano em que nada acontece quando deveria, esta mudança não há-de ter impacto de maior.
A MAGG mostra-lhe quais são os cinco filmes que chegam às salas de cinema no próximo dia 19 de abril. Há um nomeado para os Óscares, um filme de animação e uma adaptação ao grande ecrã que vai deixar em êxtase todos os que, nos anos 90, passaram tardes a fio nos salões de jogos.
"Nomadland"
Realizado por Chloé Zao e protagonizado por Frances McDormand, é um dos favoritos à vitória da edição deste ano dos Óscares. Depois de perder tudo na Grande Recessão (crise económica global do início do século XXI), Fern deixa tudo para trás e parte numa carrinha, numa viagem sem destino pelos Estados Unidos, vivendo como nómada.
"Raya e o Último Dragão"
Há muito tempo, em Kumandra, humanos e dragões viviam em harmonia. Mas, quando uma força maligna ameaçou a terra, os dragões sacrificaram-se para salvar a humanidade. 500 anos depois, essa força regressa e é Raya que tem de encontrar o último dragão lendário para recuperar a terra e o seu povo. Nesta odisseia, vai perceber que é preciso mais do que apenas um dragão para salvar Kumandra.
"Music"
Realizado pela cantora Sia, "Music" conta a história de Zu, uma jovem problemática que, após a morte da avó, se torna a única responsável pela meia irmã autista, Music.
"Undine"
Mergulhando no reino do sobrenatural, o realizador Christian Petzold reinventa a figura mitológica da ninfa aquática Ondina, que se torna humana quando se apaixona e morre quando o seu amado a trai. No século XXI, Undine é uma historiadora que trabalha no departamento de desenvolvimento urbanístico de Berlim.
"Mortal Kombat"
Inspirado no homónimo jogo eletrónico de combate dos anos 90, a versão 2021 de "Mortal KOmabt" (houve outra adaptação cinematográfica em 1995)