"A Prova dos Factos" é o nome do novo programa de jornalismo de investigação da RTP que deverá estrear-se já no início do ano. O anúncio foi feito esta quinta-feira, 30 de dezembro, pelo canal público que visa preencher a lacuna deixada na grelha de programação após o fim do "Sexta às 9", que terminou com a saída de Sandra Felgueiras da RTP em novembro.

O novo formato vai ser de periodicidade semanal e a emissão acontecerá logo após o "Telejornal". A condução do programa vai estar a cargo de Mariana Flor, 30 anos, que faz parte do canal público desde setembro de 2014 — após uma breve passagem pelas redações do "Correio da Manhã" e da TVI —, e que se especializou na cobertura de assuntos ligados à justiça.

RTP. Rita Marrafa de Carvalho vai mostrar o que aconteceu "Depois do Crime"
RTP. Rita Marrafa de Carvalho vai mostrar o que aconteceu "Depois do Crime"
Ver artigo

"A Prova dos Factos" será também a primeira vez que a jornalista vai assumir funções de apresentação em televisão. Sobre o projeto, Flor fala de um programa "que tratará dos assuntos mais diversos", em que o acompanhamento dos temas de justiça terá direito a um "espaço relevante de aprofundamento e análise", lê-se na nota enviada às redações.

Além de Mariana Flor, o formato vai contar ainda com a coordenação de Rita Marrafa de Carvalho, 43, a jornalista do canal que, recentemente, foi autora da série documental "Depois do Crime" — que também deu um livro. A jornalista descreve "A Prova dos Factos" como um projeto "de serviço público", através do qual se procurará "uma investigação feita de rigor e transparência".

"Queremos aprofundar os temas de maior atualidade, mas marcar, também a agenda noticiosa", refere Marrafa de Carvalho na mesma nota oficial enviada pela RTP.