Em "Flor Sem Tempo", que vai estrear no primeiro trimestre de 2023, Rita Blanco dará vida a Natália Fontes. Este é o próximo desafio da atriz, que ainda está na antena da SIC, como a vilã de "Por Ti". "Tenho feito mulheres lutadoras, de boa índole, quase heroínas, que são abnegadas. De repente, deram-me a má da fita, a Renata e, agora, parece que se estão a habituar (risos)", começa por contar.
"Esta personagem não é má, mas é tortinha porque tem imensas dificuldades com os enteados, quer pô-los na alheta", explicou a atriz na apresentação da novela, esta terça-feira, 3 de janeiro. "E ela é ciumenta, que é uma coisa que também é uma chatice. As pessoas ciumentas são umas chatas."
Na novela protagonizada por Bárbara Branco e Francisco Froes, Rita Blanco forma par com João Lagarto. "Estou a subir na idade (risos). Na Renata era um rapaz bem mais novo, cada um tem o que merece. Mas foi um gosto trabalhar com o Diogo", salientou Rita Blanco.
Na fase inicial da novela "Por Ti, a vilã Renata Jones vive um romance com Nuno Macedo (interpretado por Diogo Martins), que é também seu cúmplice. O par protagonizou algumas cenas físicas mais intensas, mas o romance da dupla não teve continuidade na novela protagonizada por Lourenço Ortigão e Filipa Areosa.
Na apresentação da nova novela da SIC, a atriz lamentou que esse tenha sido o rumo da trama. "Nós vivemos num País muito conservador. Como era em prime time e havia crianças a assistir, eu acho que... ", começou por referir Rita Blanco. "Quando é um homem com uma rapariga mais nova, parece tudo mais fácil. Quando é uma mulher com um homem mais novo... é isso que eu estou a dizer. Nós vivemos num País que ainda tem que evoluir em muitas coisas e que é muito conservador, para o bem e para o mal", salientou.
"Foi feita uma escolha de não fazer evoluir isso nesse sentido", revelou a atriz, relativizando esta decisão de forma bem humorada. "Sabem o que era? Nós beijamos muito bem, então aquilo chocou (risos)! Tinham de ser beijos à periquito e não eram."
Veja as fotos
Rita Blanco, de 59 anos, e Diogo Martins, de 30, voltaram recentemente a encontrar-se no pequeno ecrã, na minissérie "Marco Paulo", em que fizeram de mãe e filho. A atriz deu vida a Maria Isabel da Silva, mãe do cantor, e o ator interpretou o artista durante os anos de juventude. "Até recebi bastantes 'bocas' no telemóvel. 'Então era teu amante e agora é teu filho?'", conta, divertida.