"Sangue Oculto" não é apenas a nova novela da SIC. De acordo com a estação de Paço de Arcos, que apresentou a nova grelha esta terça-feira, 6 de setembro, no Capitólio, é também a "nova aposta que vai revolucionar a ficção nacional". Tem Sara Matos como protagonista, sendo que, pela primeira vez, a atriz de 32 anos vai interpretar duas personagens diferentes na mesma novela: as gémeas Carolina e Benedita.

Não, não é mais um episódio de "Pôr do Sol", mas podia. "Sangue Oculto" chega em setembro à SIC (ainda sem data exata confirmada) e tem no elenco nomes como João Catarré, Sofia Alves, Júlia Palha, António Pedro Cerdeira, Ana Marta Ferreira e Cristóvão Campos.

Do regresso do "All You Need Is Love" a uma Sara Matos em dose dupla, a SIC está cheia de novidades
Do regresso do "All You Need Is Love" a uma Sara Matos em dose dupla, a SIC está cheia de novidades
Ver artigo

"Interpretar uma personagem é mais do que emprestar o corpo e a voz", avisou Sara Matos, quando subiu ao palco para mostrar o trailer da nova novela na apresentação da nova grelha da SIC.

"Na ficção, tal como na vida quotidiana, surgem surpresas vindas de onde menos se espera. Saber lidar com o desconhecido é a arte à qual chamamos viver", continuou, concluindo que "para construir um grande projeto de ficção são precisas várias coisas que nem sempre são controláveis".

"Porém, quando estamos na presença de uma grande história, sabemos que só pode correr bem", acrescentou.

"Sangue Oculto" conta a história de duas gémeas separadas à nascença, e que nunca se viram. Ao longo do decorrer da trama, vão descobrir toda a verdade acerca das suas origens. Aos jornalistas, Sara Matos garantiu que não tem uma gémea preferida. "Tenho que me apaixonar pelas duas e tenho que agarrar as duas da mesma maneira", considerou.

Distingui-las, para a atriz, é "muito fácil" — e não passa só pelo penteado. "São as duas boas pessoas", assegura, afirmando assumir cada papel "como se fosse a última vez que fosse contracenar com alguém". "Tem sido muito giro descobrir-me e descobrir até onde posso ir", declarou.

Sara Matos comparou este novo desafio a "Morangos com Açúcar", a sua primeira experiência em televisão, que a tornou famosa. "Faz lembrar os Morangos no sentido de ser leve, fresco e ter muita praia", explicou, acrescentando que têm gravado "muitos exteriores". "Estamos sempre na Costa da Caparica", disse, bem disposta.

"É um elenco jovem, que entra muitas vezes dentro de água. Não passamos frio, porque têm estado uns dias incríveis", contou. "O ambiente é tão bom e as pessoas estão tão entusiasmadas. Porque é praia, é mar, é mergulhos, que a pessoa não sente tanto que está lá a trabalhar", afirmou.

No entanto, mesmo tendo "um ambiente leve e fresco", "não deixa de ser uma história intensa, em que são duas personagens com uma carga emocional muito grande". "Acho que tenho sabido aproveitar esta oportunidade que a SIC me deu e explorar muita coisa nestas personagens", disse, também, aos jornalistas.

Esta nova aventura exigiu um corte de cabelo radical, mas que parece ter sido o certo. "Estou a gostar muito do curto. Acho que dificilmente quando acabar a novela volto ao longo", acredita Sara Matos, que assumiu o cargo de apresentadora pela primeira vez na mais recente edição do "Ídolos". "Diverti-me muito. Gostei e acho que teve um resultado muito bom para mim", comentou.