O Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo foi homenageado com o Prémio de Mérito e Excelência do XXV Globos de Ouro. O prémio foi entregue pelo chairman grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão
"Incansável, rigoroso, audaz, ainda que modesto na maneira de se apresentar, foi ele que conduziu o nosso País a uma capacidade de vacinação que era inesperada e que foi invejada por muito países estrangeiros pela maneira como tudo decorreu. A ética nunca esteve ausente do seu procedimento e da capacidade de movimentar milhões de pessoas para que pudessem ser vacinadas", disse Francisco Pinto Balsemão antes de revelar o nome. "O que o nosso premiado fez, não é possível fazer sem ter amor pelos humanos, por todos nós", continuo.
Emocionado, Gouveia e Melo subiu a palco e emocionou os portugueses com o seu discurso. "Queria relembrar-vos que fui um militar que cumpriu uma missão que me deram, mas este é um prémio de todos nós", começou por dizer. "Milhões de portugueses que enfrentaram as suas dúvidas e se vieram vacinar. Um grande aplauso aos jovens que, com mais dúvidas, também aderiram ao processo de vacinação e com eles, e em conjunto, conseguimos recuperar a nossa esperança. Agradecer também a todos os profissionais de saúde, milhares deles que durantes este ano e meio foram incansáveis", disse, agradecendo também aos camaradas que o acompanharam na liderança da vacinação, ao governo e a todas as autoridades de saúde.
"Vou entregar este troféu ao Ministérios da Saúde para que fiquei lá como recordação de uma batalha que todos vencemos em conjunto", afirmou ainda o responsável pela task force da vacinação contra a covid-19.