Diogo Reffóios Cunha falou abertamente sobre o tema da saúde mental durante os 3 meses em que esteve no "BB2020". Fora da casa mais vigiada do País, o gestor de marketing digital continua a dar a cara por essa causa.

Esta quinta-feira, 10 de setembro, assinala-se o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio e o finalista do "BB2020" decidiu, através de um vídeo partilhado na rede social Instagram, apelar à importância dos cuidados de saúde mental e à contratação de mais psicólogos nos cuidados de saúde primários. O vídeo foi realizado em parceria com a The Pineapple Mind, Associação de Sensibilização para a Saúde Mental, cujo projecto se baseia essencialmente na partilha de informação credível e validade sobre as doenças da mente que afetam cada vez mais pessoas.

"Todos os dias, há pessoas a acordar sem vontade de viver. A cada quarenta segundos há uma pessoa que se suicida no mundo. Devemos estar atentos ao sofrimento camuflado de normalidade de quem nos rodeia.", pode ler-se no final do vídeo partilhado pelo ex-concorrente do "BB2020". No Instagram da associação está também a decorrer uma petição para a contratação de mais psicólogos nos cuidados de saúde primários.

O jovem de 33 anos já confessou várias vezes que se preparou com uma psicóloga antes de entrar na casa do Big Brother e que, já durante o reality show, recorreu várias vezes a esse apoio. O "BB2020" foi um programa de causas e o finalista revelou que a sua era a da saúde mental. Em entrevista à MAGG, Diogo Reffóios admitiu que "conversar sobre saúde mental é um estigma", isto porque "toda a gente tem vergonha de dizer que está triste".

Diogo Reffóios Cunha: "Conversar sobre saúde mental é um estigma. Toda a gente tem vergonha de dizer que está triste"
Diogo Reffóios Cunha: "Conversar sobre saúde mental é um estigma. Toda a gente tem vergonha de dizer que está triste"
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O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio insere-se na campanha internacional "Setembro Amarelo". Pelo terceiro ano consecutivo, o Programa Nacional Para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde associou-se ao Projeto ARIS, desenvolvido pela ARIS da Planície, Associação de Promoção da Saúde Mental do Baixo Alentejo, que adotou conceito da “Campanha Setembro Amarelo” implantando-a no Alentejo — região onde existe a maior taxa de suicídio a nível nacional. De acordo com os dados conhecidos a maioria são homens com idade superior a 65 anos.