O “Big Brother 2024” chega ao fim este domingo, 30 de junho. Inês Morais,Daniela Ventura, André Silva e Fábio Caçador compõem o quarteto de finalistas.

"Big Brother". Cláudio Ramos anuncia expulsão a 3 dias da final e a decisão não agrada ao público
"Big Brother". Cláudio Ramos anuncia expulsão a 3 dias da final e a decisão não agrada ao público
Ver artigo

Esta edição estreou-se a 24 de março e desde a primeira gala que marcou pela diferença, com a entrada de Jacques Costa, a primeira pessoa não-binária a entrar num reality show, e da muçulmana Daniela Ventura. Além disso, desde o primeiro dia que as discussões e os conflitos estiveram na ordem do dia. A MAGG reuniu as cinco maiores polémicas do “Big Brother 2024”, desde a expulsão de Catarina Miranda aos comentários considerados machistas e controladores de João Oliveira para Carolina Nunes.

1. A expulsão de Catarina Miranda

Catarina Miranda foi a protagonista desta edição e era uma forte candidata à vitória, tal como a própria afirmava. Contudo, a meio do mês de maio, os nervos pregaram-lhe uma partida. A chef de cozinha de cruzeiros de luxo exaltou-se com João Oliveira durante um almoço e, quando se levantou da mesa, atirou um copo para o chão.

Veja o vídeo.

Os estilhaços atingiram o braço e o olho de Gabriel Sousa, que teve de ser visto pela enfermeira da produção e lhe colocou soro no olho, dizendo que tinha ficado com uma “feridinha”. Apesar do engenheiro agrónomo ter desculpado a colega, Catarina Miranda acabou por ser expulsa durante um “Especial” conduzido por Cláudio Ramos, acabando por ter um ataque de ansiedade em direto e ter de ser levada em braços para o confessionário.

2. João Oliveira gozou com aborto de Catarina Miranda

No início do programa, houve uma dinâmica em que os concorrentes tinham de adivinhar os segredos uns dos outros. Durante esta, Catarina Miranda revelou que já fez um aborto de “uma relação que não deu certo”. Apesar de não o ter feito por sua “vontade”, a ex-concorrente era “muito nova” e tinha “uma empresa que estava a começar do zero”. Como não teve “qualquer tipo de apoio”, achou que “o melhor para todos na altura era fazer o aborto”.

Dias depois, numa discussão entre Catarina Miranda e João Oliveira, sendo que no início do programa houve uma espécie de triângulo amoroso com estes dois concorrentes e Carolina Nunes, este fez um comentário bastante polémico, tocando no tema do aborto da colega.

“Aquele fantoche (...) achava que tinha um joker quando atirou a carta na minha direção e achava que, se calhar, iria fazer mexer os lençóis. Ainda bem que isso não aconteceu, nunca na vida aconteceria, porque senão, daqui a uns tempos, poderiam as parteiras ter de entrar ao serviço outra vez”, atirou João Oliveira.

Este comentário levou a que o concorrente fosse criticado nas redes sociais e até a família reagiu, pedindo que o público não avaliasse “uma pessoa por um momento, mesmo que infeliz e por ter sido num momento de muita tensão”.

3. Catarina Miranda brincou com tapete de reza de Daniela Ventura

Daniela Ventura é muçulmana, tendo-se convertido ao islamismo em 2022, e levou um tapete de reza para a casa mais vigiada do País. A meio de abril, Catarina Miranda surgiu vestida de barata e tinha a missão de irritar ao máximo os colegas.

Como tal, a concorrente de Almeirim decidiu juntar-se a Daniela Ventura e observá-la a maquilhar-se. Enquanto isso, foi criticando e mandando ‘bocas’ à muçulmana. Posteriormente, foi ao quarto procurar o tapete da colega e fazer uma ‘reza’ ao “Deus das baratas”, na brincadeira.

Quando Daniela Ventura entrou no quarto, ficou a assistir, até se aperceber de que Catarina Miranda estava a utilizar o seu tapete de reza. “Ela está a gozar com o meu tapete. (...) Que Deus se recorde dessa”, disse a muçulmana.

Mais tarde, as duas foram chamadas ao confessionário para conversar com o Big Brother sobre o ocorrido e Daniela Ventura mostrou-se incomodada e desrespeitada com a atitude de Catarina Miranda. “Pegou o tapete dentro da minha mala. Não tem que tocar nas minhas coisas, muito menos numa coisa que é tão íntima para mim que é o meu tapete da reza”, disse, afirmando que a chefe de cozinha “imitou a forma” como os muçulmanos rezam e que “tentou até referir o nome de Deus”.

Catarina Miranda reagiu. “Quem é a pessoa que está constantemente a perguntar onde é que queres o tapete? (…) Às vezes esqueces-te do tapete e eu é que vou arrumar”, disse, garantindo que “foi uma brincadeira” e que Daniela Ventura estava a “fazer o papel de vítima”.

4. Comentários controladores de João Oliveira a Carolina Nunes

João Oliveira foi expulso do “Big Brother 2024” no domingo, 23 de junho, e a sua prestação no reality show da TVI foi marcada por alguns comentários polémicos. Além do que fez a Catarina Miranda, mencionado acima, também teceu alguns considerados machistas e controladores a Carolina Nunes, com quem viveu um romance durante o programa.

O concorrente fez comentários sobre a roupa, a maquilhagem e o peso da nortenha. “Não gosto nada disso [de um top], aviso-te já”, disse uma vez. “Não é para tu gostares”, atirou Carolina. “Não tens nada que pôr isso tudo. Porque é que pões essa base toda? Tens a pele tão bonita sem base... se queres pôr, pelo menos põe pouca. Não precisas de pôr essas três toneladas”, disse noutra situação, à qual a nortenha respondeu que se maquilha porque se sente “bem”.

Carolina Nunes chegou a ser confrontada em direto numa gala com imagens de alguns destes comentários. “Sente-se confortável com estas investidas, estes comentários?”, questionou Cláudio Ramos. “Eu sinto-me confortável. Se não me sentisse confortável, metade das imagens que apareceram aí não apareceriam. Talvez seja um bocadinho rude pelas imagens, mas é mesmo a minha maneira de ser. Nunca vou querer faltar ao respeito ao João, sei que ele também não me vai querer faltar ao respeito a mim. Estamo-nos a conhecer, já estamos há 15 dias juntos numa casa onde as emoções são muito intensas”, disse a concorrente.

“Eu sou uma pessoa que leva as coisas na brincadeira, sou uma pessoa que não leva tudo o que me dizem a sério. Para mim é brincadeira, não levo a mal de todo, já o avisei de que ele devia pensar um bocadinho mais antes de dizer as coisas ou de falar sobre certos assuntos. Sobre mim, nunca me senti desconfortável, nunca me faltou ao respeito e levo aquilo numa brincadeira. Também a minha personalidade é assim, se fosse outra rapariga poderia não se sentir assim e estar nessas dúvidas todas”, continuou.

5. Inês Morais e Fábio Caçador trocam insultos a dias da final

Esta poderá ter sido a última grande discussão antes da gala final do “Big Brother 2024”. Inês Morais e Fábio Caçador trocaram insultos – e tudo devido a uma carne esquecida no frigorífico – e até Cláudio Ramos ficou “sem palavras” ao ver as imagens deste conflito no “Especial” desta quarta-feira, 26 de junho.

“Deixaste estragar a carne e agora vens com essa conversa para cima de mim?”, questionou Fábio. “Olha, não te admito que me digas que eu deixei estragar a carne, ó seu nojento. Não te admito. Não te admito, seu nojento. (...) Foste tu que deixaste ali a merda da carne. A merda da carne já estava lá há três dias quando eu fui para a cozinha, seu porco. És um porco”, respondeu Inês bastante exaltada.

Fábio não gostou dos insultos por parte da colega. “Isso é tratar mal, Inês. (...) É o que tu fazes, é o que tu és. É a forma como tu tratas as pessoas”, disse. “Tu sabes perfeitamente como é que eu sou e fizeste de propósito, mas eu quero lá saber. Eu quero lá saber. Todos os nomes que eu te chamei há bocado, chamava-te outra vez. Quero lá saber. És nojento, és nojento. Metes-me nojo”, continuou. Mais tarde, a concorrente confessou que receia perder o prémio devido a esta discussão.