No domingo, 9 de outubro, houve mais uma gala do "Big Brother- A Tempestade", com muitas emoções à mistura. Nomeações diretas, confrontos e novos grupos na casa. Conheça os cinco momentos mais tensos da última gala.

1. O plano maléfico de Catarina

Desde o primeiro dia na casa que a dupla Miguel Vicente e Catarina Severiano têm feito dupla. Após a primeira semana, seguiram-se diversas discussões entre ambos. Na sexta-feira, 7 de outubro, os concorrentes foram confrontados com imagens de uma suposta tentativa de agressão por parte de Catarina a Miguel. Na verdade, a concorrente toca com o pé na perna de Miguel, que sente a coisa como uma agressão deliberada.

Depois do sucedido, e numa conversa com Diana Lopes e Cátia Basílio, a concorrente de Sintra desabafou que pretendia sabotar a prova para que o concorrente de 28 anos não ganhasse imunidade caso a dupla fosse eleita líder da semana. "Eu não gostava de ficar líder mais uma semana. Se for em grupo, eu tenho de ceder para ele e ele fica [imune]", afirmou Catarina

2. Patrícia Silva, a sopeira

Patrícia, uma das novas concorrente da casa, foi uma das que entraram em confronto direto com os concorrentes antigos. Tatiana Boa Nova foi a principal rival. Após a revelação de imagens onde diversos concorrentes falavam mal de Patrícia, a mesma demonstrou-se triste. "Sopeira não sou, sabes que não sou má", dirigiu-se a concorrente quando confrontou os colegas que lhe falaram mal.

3. A vingança de Miguel

Durante a passada semana, e após o regresso de Diana Lopes que esteve no quarto secreto desde domingo, 2 de outubro, até ao dia seguinte, Miguel Vicente foi o escolhido pela concorrente da Maia para ficar responsável pela cozinha. Porém, a gala passada serviu para o concorrente se vingar ao entregar a responsabilidade da cozinha à concorrente.

Diana ainda atribui uma nomeação direta a Bernardo Ribeiro, depois de ter assistido a diversas imagens no quarto secreto.

4. Divisão da casa

Miguel Vicente e Frederica Lima foram os concorrentes antigos que começaram a dar-se melhor com os concorrentes novos. Depois de diversos confrontos entres os dois com o grupo antigo, chegou a altura de dividir as águas.

Frederica, Miguel e os novos concorrentes (à exceção de Bernardo Ribeiro) tornaram-se no "Grupo dos Novos" e os restantes, o "Grupo dos Antigos".

5. Expulsão de Joana Taful

Sendo considerada uma das meninas más da casa, Joana Taful foi a concorrente expulsa entre os quatro nomeados. Frederica, Mafalda e Miguel foram salvos, sendo que Taful, com 37%, foi a eleita para abandonar o jogo.