O trajeto de Francisco Vale, de 24 anos, no "Big Brother" já começou com a comunidade do X (antigo Twitter) a querer que o concorrente seja expulso à primeira oportunidade. O vendedor natural de Esposende teve de dar a sua opinião sobre as primeiras impressões que teve de duas colegas, Palmira Rodrigues e Mariana Pinto, a pedido de Cristina Ferreira e do Big, e a sua exibição não foi a melhor.
Com a missão de escolher qual das duas concorrentes iria para a casa e qual iria para o anexo, a justificação dada por Francisco viralizou nas redes sociais. "Não tive uma boa primeira impressão do meu lado direito (Palmira) e do meu lado esquerdo (Mariana) tive. Portanto, não sei… Fisicamente, como é óbvio... pronto, não é óbvio, não estou a chamar feio a ninguém, escolhia a minha esquerda, claro", disse o concorrente.
Mariana Pinto interveio e, para aliviar a tensão e recuperar o comentário de Francisco, justificou melhor a resposta, acrescentando que foi porque passaram mais tempo juntos e que o concorrente ainda não conhecia Palmira Rodrigues.
No entanto, a justificação de Francisco abriu portas para a primeira discussão no X sobre a participação dos concorrentes e não foi poupado a críticas. “O Francisco precisa de um balde carregado de noção. Comentar o corpo das mulheres não é fixe” e “pode não ter tido uma experiência com tarot, justo, agora invalidar uma rapariga que nada lhe fez e ainda fazer comentários acerca do seu corpo? Esqueçam, por mim podia já ser expulso”, são alguns dos comentários que se pode ler na rede social.
Mariana Pinto também foi criticada por não ter respondido a Francisco quando ele se justificou, ajudando apenas a melhorar a sua resposta. A jovem de 23 anos afirma ser feminista, mas os internautas também não a pouparam nos comentários.