Além de atriz, Mafalda Matos é uma grande adepta de meditação, espiritualidade e yoga. Diz-se oradora e mentora holística e tem-se esforçado, dentro do "Big Brother Famosos", por colocar em prática os conhecimentos desta área, com a participação dos colegas de casa.
O coaching holístico tem por base o melhoramento do indivíduo e diz respeito à busca da espiritualidade e do equilíbrio emocional. Até agora, no percurso pela casa, Mafalda Matos tem-se munido de um género de incenso, que espalha pela casa, de exercícios de respiração e de posições corporais.
Mas não guarda estas dinâmicas para si. Desde a primeira noite que a atriz de 33 anos assumiu o papel de mentora holística de todos os restantes concorrentes, esforçando-se por os aconselhar e incentivando-os a partilhar mais sobre aquilo que os magoa. Os espectadores do reality show da TVI não veem esta atitude com bons olhos. O mesmo pode ser dito dos comentadores e, claro, dos profissionais de saúde ligados à área da psicologia.
"Agora toda a gente é coach. Mas depois não dão o exemplo de nada"
No Extra de segunda-feira (7), Helena Isabel, ex-participante da "Casa dos Segredos 6" e uma das comentadoras do formato "Big Brother Famosos", mostrou-se contra as iniciativas de Mafalda Matos. "Agora toda a gente é coach. Mas depois não dão o exemplo de nada", atirou, considerando que os concorrentes vão todos "dar em loucos" graças a estas dinâmicas. Já o socialite Flávio Furtado falou em impingir religião.
No mesmo segmento, mas no dia seguinte (terça-feira, 8 de março), os comentadores presentes em estúdio (Susana Dias Ramos, Helena Isabel e Jorge Kapinha) voltaram a abordar o esoterismo de Mafalda. Kapinha disse não entender se se trata de jogo ou se, de facto, Mafalda tem intenções genuínas para com os colegas. "Não sei se ela está ali verdadeiramente a querer exorcizar os demónios das outras pessoas para tirar as pessoas fora do controle", afirmou.
Marta Cardoso, apresentadora do Extra, nota nas celebridades do "Big Brother Famosos" um "nível de perturbação incómodo". Helena Isabel concorda e diz receber "muitas mensagens de terapeutas" que asseguram não se rever em Mafalda Matos. "A Mafalda, o que está a fazer ali dentro daquela casa, não é ajudar as pessoas", crê Helena.
"Ela está ali a mostrar o trabalho dela, mas o único objetivo é mostrar. Não é a cura", acrescenta. "Abre os problemas das pessoas, abre um precedente, mas não o fecha. E as pessoas ficam com todas as fragilidades nas mãos. E não têm alguém que as cure ou que as ampare", conclui.
"É levantar todas as dores que as pessoas têm para não fazer nada com isso"
Ainda assim, é Susana Dias Ramos quem, de acordo com os restantes comentadores, detém a opinião mais credível, já que tem estudos na área da Psicologia. A licenciatura, pós-graduação e especialização permitem-lhe abordar as atitudes de Mafalda de uma forma mais profissional e informada — e a psicóloga não tem poupado as críticas.
"Há que ter juízo. Ela está a mexer em coisas que não tem que mexer e tem que estar quietinha. E isto perturba-me de uma forma", avançou, na terça-feira. "Qual é o guru que não procura seguidores que sejam obcecados por ele? Daí que se abram as portas e não se fecham para as pessoas ficarem agarradas ao terapeuta", calculou.
Os comentadores acreditam que Mafalda Matos está a trazer ao de cima as fragilidades de cada concorrente sem, depois disso, ajudar a tratá-las. Para Susana Dias Ramos, "a Mafalda está a mexer no que não deve". "Ela pode ser terapeuta holística, pode ser o raio que a parta, mas ela não deve mexer no subconsciente das pessoas da forma que o está a fazer", considera.
Para a psicóloga, trata-se de uma "namastreta que ela levou para ali". "Todos os dias faz reuniões e todos os dias mexe no subconsciente e aparelho psíquico das pessoas", relembra. "Isto não é psicologia. A psicologia é uma ciência". "Eu peço, por favor, aos psicólogos da casa que lhe ponham um freio, porque o que ela está a fazer é grave e perigoso", apelou.
"Há que procurar profissionais que saibam aquilo que estão a fazer. O que a Mafalda está a fazer aqui dentro é levantar todas as dores que as pessoas têm para não fazer nada com isso", considera. "É mexer no caldeirão de sentimentos das pessoas, tirar esses sentimentos, mostrar esses sentimentos ao público e depois não faz nada com isto. Ninguém esmifra os sentimentos só por divertimento, que é o que ela está a fazer", acrescenta.
"Limita-se a pôr uma bomba atómica no coração dos concorrentes e depois larga-os para lá"
Susana Dias Ramos vai mais longe: "Ela limita-se a pôr uma bomba atómica no coração dos concorrentes e depois larga-os para lá. Desde o início que nós não temos mais nada do que choradeira. isto já deu o que tinha para dar. Isto não é saudável para ninguém". Também no Diário de quarta-feira (9), a especialista voltou a frisar esta questão.
"Entramos numa era que esta coisa do holístico está muito em voga, o coaching", recorda. "A profissão de coach é provavelmente uma das profissões mais desafiantes e que mais te alimenta pessoalmente ao ajudares os outros. Mas têm de ter uma formação e formação não é aquele 'curseco' que se faz de 36 horas pela internet", alerta, sendo que a própria Susana faz "algum coach".
A psicóloga garante já ter recebido mensagens de "pessoas que têm ataques de pânico a ver o programa" ao testemunharem tudo o que do foro psicológico é dito e feito. "A verdade é que estas partilhas mexem até com quem está a ver", relembra. "A ideia dela é que realmente está a ajudar, quer mostrar o trabalho que faz e acha que isto é uma montra perfeita. E nós temos que levar com tudo".
Para Helena Isabel, Mafalda "é a pessoa que mais interfere no bem estar dos outros". "Estas pessoas estão todas altamente sensíveis por todos os rituais que têm feito da Mafalda. Portanto as feridas estão abertas, mas não estão saradas", afirma a comentadora.
No Extra do mesmo dia, a apresentadora Marta Cardoso falou em "excesso terapêutico". Para a socialite Cinha Jardim, Mafalda Matos está "a exagerar", sendo que a atitude da atriz "afeta o ambiente". "A casa está pesada. Uns choram por aqui, outros choram por ali", acrescenta. A comentadora Maria Sampaio está de acordo: "Num jogo, que é tudo menos natural para este propósito, acho um bocadinho pesado. E sinto mesmo que estão todos a sofrer".
Também nas redes sociais as práticas de Mafalda Matos têm estado a rubro — pela negativa. A atriz é considerada pelos internautas uma "vendedora de banha da cobra", um "pocinho de hipocrisia e de falta de noção" e "das que tem a energia mais negativa na casa". No Twitter, os espectadores do reality show da TVI apelam a que alguém "pare a Mafalda".