Joana contou aos colegas do "Big Brother - Duplo Impacto" que sofreu de anorexia no ano passado e que perdeu sete quilos em apenas uma semana. A conversa aconteceu este domingo, 31 de janeiro, e surgiu no contexto da hora de almoço em que os concorrentes estavam a ler as informações nutricionais dos alimentos.
A jogadora de 21 anos afirmou que o transtorno alimentar durou cerca de "dois meses" por causa do "stress" que enfrentou na faculdade. "Como imensa cenoura crua. Quanto tinha anorexia nervosa, só comia cenouras ao jantar…", frisou a designer de moda
Bruno Savate, com quem Joana tem mantido uma relação próxima dentro da casa, ficou espantado ao ouvir tal afirmação. "Perdi sete quilos numa semana. Esquecia-me de comer e, quando comia, não conseguia comer mais nada sem ser cenouras", acrescentou, apesar de a anorexia nervosa ser uma perturbação do comportamento alimentar que, se não for tratada, pode durar vários anos.
A residente de Cascais chegou a ser questionada por Sandrina se o problema de saúde estaria relacionado com o facto de ter sofrido bullying, mas Joana explicou que os dois assuntos não estão relacionados. Joana foi vítima de bullying quando "era mais nova".
Mulheres são mais afetadas pela anorexia nervosa
A anorexia nervosa é uma perturbação do comportamento alimentar que atinge cerca de 1% da população portuguesa e "95% dos casos são mulheres". "Os pacientes com esta patologia têm a perceção de que estão gordos, quando na realidade se encontram extremamente magros", pode ler-se em informações disponibilizadas no site da CUF.
Mas a perturbação não afeta só o físico do paciente, também "a nível psicológico é frequente a manifestação de sintomas como tristeza, baixa autoestima, autocrítica, isolamento social, irritabilidade, ansiedade e insónia", esclarece a CUF, acrescentando que os pacientes normalmente negam a condição em que se encontram.