Foi a visibilidade de Vânia Sá, ex-concorrente da "Casa dos Segredos", nas plataformas digitais que potenciou o sucesso da Hegipaços. Criada em 2019, a empresa de produtos de higiene e limpeza de Felicidade, atual concorrente do "Big Brother", é um fenómeno na rede social Instagram.

Apesar de ser no online que o número de encomendas é maior, a Hegipaços começou como loja física, em Paços de Ferreira, num espaço dividido com a Vânia Sá Clothing Store — onde se mantém. Em declarações à MAGG, Vânia explica que, com o rebentar da pandemia de COVID-19 em Portugal, o pensamento da família foi, imediatamente, a falência, mas os sucessivos confinamentos acabaram por contribuir para o sucesso do negócio.

Segundo explica, foi durante esse período que a presença nas redes sociais se tornou mais vincada. A filha de Felicidade recorda que, nos primeiros meses da pandemia, "as mensagens caíam ao segundo, de forma incrível" e dispararam as vendas de máscaras de cor e desinfetantes. "Nós crescemos muito na base do ‘boca a boca’, a melhor propaganda é essa", garante, sublinhando que a mãe entrou na casa do "Big Brother" para fazer crescer a loja e o prémio final, se o alcançar, "é um bónus".

Vânia conta que os pais propõem bastantes ideias e conteúdos para a página e que os seguidores adoram as demonstrações de produtos que, habitualmente, faz com a mãe. Com a entrada no programa da estação de Queluz, há cerca de duas semanas, o volume de encomendas manteve-se elevado, como já era, mas Vânia não tem dúvidas que, quando a mãe sair da casa, vai aumentar.

Hegipaços tem produtos made in Portugal

Numa altura em que Felicidade não tinha emprego fixo e o marido, Leonel, se dedicava à empresa no ramo automóvel, surgiu, em conversa com amigos, a ideia de criar um negócio de família, que pudesse passar dos pais para os filhos. À MAGG, Vânia explica que a empresa procura "ir ao encontro das necessidades de limpeza dos clientes portugueses", através de produtos nacionais — nomeadamente resolver problemas provocados por humidade, como o bolor.

Atualmente, além de revenda de produtos, como, por exemplo, amaciadores para a roupa, a loja conta com seis artigos de marca própria. Assegurando que "os produtos da Hegipaços são os melhores", a filha de Felicidade revela os best sellers: um branqueador de roupa (produto que fez disparar as vendas), um produto para eliminar manchas de bolor, um desengordurante, um produto para limpeza das loiças de casa de banho e outro para as jantes dos carros.

Como encomendar os produtos Hegipaços?

Para fazer uma encomenda basta enviar uma mensagem para a página oficial do instagram da Hegipaços, efetuar o pagamento e, cerca de um ou dois dias depois, o cliente recebe os produtos em casa.

Vânia garante que os preços são acessíveis e menciona os packs promocionais que fazem, habitualmente. As encomendas são enviadas para todo o território nacional (incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira) e também para o estrangeiro, mediante as regras dos países.

A filha de Felicidade revelou que o irmão, engenheiro informático, está a trabalhar num site, para facilitar a gestão de encomendas, e contam disponibilizá-lo em breve. No entanto, a mãe não é muito apologista da ideia. "Ela acha que não chega a tantas pessoas se não responder a cada um individualmente, gosta de explicar, falar e criar contacto com os clientes. São as abelhinhas dela”, conta Vânia à MAGG, explicando que a mãe faz questão de responder com uma mensagem de voz a cada pessoa que contacta a loja via Instagram. “Os clientes realmente adoram a minha mãe.”

Segundo declarações à MAGG, como a loja física é em Paços de Ferreira, os nortenhos — de Braga, Famalicão, Porto, Vila Nova de Guia — são os que mais se deslocam ao espaço. Contudo, os clientes vêm de todos os cantos do País e, sobretudo ao fim de semana, há quem percorra vários quilómetros para fazer as compras pessoalmente. Na época do verão, os emigrantes são presença regular na loja.