Sara Aleixo foi expulsa do "Big Brother Famosos" este domingo (13), com 85% dos votos do público, uma das votações mais altas de sempre em reality shows da TVI. Esta manhã, esteve presente no "Dois às 10" com Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz, onde fez um balanço da participação no desafio. De seguida, falou com jornalistas.

Aos apresentadores da estação de Queluz de Baixo, Sara explicou que decidiu aceitar o convite "para ser relembrada". Acredita que "já estava um bocadinho esquecida" e que, depois de alguma ponderação, decidiu aceitar. Além de ter sido a última concorrente a entrar na casa, foi também "a última a ser convidada", de acordo com o que contou aos jornalistas.

"Big Brother Famosos". Sara Aleixo é expulsa com 85%, numa das votações mais altas de sempre
"Big Brother Famosos". Sara Aleixo é expulsa com 85%, numa das votações mais altas de sempre
Ver artigo

A atriz assegura que voltaria a entrar no jogo, mas que tentaria "jogar um bocadinho" e "saber melhor as coisas" antes de entrar. Afirmou não ter acompanhado as edições anteriores nem ter procurado saber mais acerca das mesmas, o que poderá ter representado uma desvantagem.

Considera também uma desvantagem ter sido a última a entrar na casa, e ter passado os dias iniciais a dormir no jardim e na roulote (que partilhou com Pedro Pico ao longo da primeira semana). Para si, tal "fez com que tivesse ficado uma barreira"."Não consegui aproximar-me deles, não consegui mostrar quem sou eu e eles não conseguiram mostrar quem eles eram", elabora.

"Tudo o que eu não queria era que ficassem com a ideia errada daquilo que eu não sou"

"Eles não conseguiram chegar a mim", considera, acrescentando que as condições metereológicas dificultaram o contacto entre os concorrentes que vivam dentro e os que viviam fora da casa. Foi o "não ter conhecido a história de cada um", graças a este afastamento forçado, que, segundo a artista, esteve na origem da postura mais reservada e defensiva que assumiu na casa.

"Acho que foi o facto de não nos conhecermos bem que fez com que eu ficasse com essa sensação de eles acharem que eu não me queria dar a conhecer, que não foi de todo", disse aos jornalistas. "Queria que me conhecessem, sentissem a minha energia, soubessem quem sou eu", reforçou.

A "falta de apoio" que sentiu por parte dos colegas só piorou a situação. Entendeu que os restantes famosos "não estavam recetivos" e afirmou: "Sempre que tentava falar com alguém, as pessoas desviavam a atenção". "Tudo o que eu não queria era que ficassem com a ideia errada daquilo que eu não sou", salvaguardou.

A expulsão de Pedro Pico logo no primeiro domingo foi "muito triste" para Sara Aleixo, já que os dois haviam criado laços especiais por terem passado os dias juntos na roulote. "Ele foi a única pessoa que conseguiu conhecer-me", justifica.  "Fiquei assim um bocado desamparada", confessa, tendo pensado "e agora? Como é que eu vou conseguir chegar àquelas pessoas?".

Sara Aleixo comentou as polémicas com Marie e Bruna Gomes

Também a confusão com Marie veio prejudicar Sara e contribuir para a expulsão da atriz. Interpreta a situação como "um comentário que não foi de má intenção" e sim mal interpretado, referindo-se ao que disse a Marie sobre os pelos, insinuando que o motivo que levaria a influenciadora de 20 anos a não arranjar namorado estar relacionado com o não fazer a depilação.

"Esse infeliz comentário" surgiu porque Sara Aleixo "não sabia da história dela". "Pelo facto de não nos termos conhecido bem, fiquei com a mensagem de que ela não conseguia arranjar namorado, era muito gozada na escola, tinha falta de auto-estima, tinha muita insegurança", argumentou "Será que, se fizeres depilação, vais sentir-te mais segura?", calculou.

"Pensei que era um bom conselho, mas pelos vistos foi um mau conselho", explicou. "Pensei que isso lhe estava a dar insegurança, mas depois percebi que não, que ela vivia bem com aquilo", continuou. É precisamente Marie quem Sara Aleixo aponta como potencial vencedora do programa — "apesar de ela ter estado um bocadinho influenciada pela inocência dela".

Outro fator que poderá ter contribuído para o destino da atriz no programa foi o atrito com Bruna Gomes. "O facto de a Bruna ter muitos visualizadores", como lhes chamou, teria capacidade para mudar o rumo da participação de Sara. "Uma coisa é Portugal, outra coisa é o Brasil", esclarece, quanto ao número de apoiantes.

"Não posso esperar que apareça um papel. Até aparecer, vou ter que fazer qualquer coisa"

Afastada da representação há anos, Sara Aleixo trabalha agora como assistente de bordo. Chegou a trabalhar em restaurantes, onde servia à mesa, e era confrontada pelo público com comentários como "tens muita coragem". "Eu preciso de trabalhar, de ganhar o meu pão, pagar as contas", acrescentou. "Não posso esperar que apareça um papel. Até aparecer, vou ter que fazer qualquer coisa".

De momento, vive com a mãe e está "em processo de separação" do marido Pedro Bueri, pai do único filho da atriz, Pedro, hoje com 3 anos, de cujas saudades pesaram. "Estamos bem. Ele é um ótimo pai. Vamos pedir guarda partilhada", esclareceu, sendo que acredita que ainda não é o fim deste amor. "Isto é um amor que ainda não acabou. Foi uma fase, uma decisão que tivemos de tomar, mas ainda há muito amor", assegurou.

"Estamos a separar-nos, não estamos separados", alerta. "Nunca nos deixámos de amar, simplesmente não estávamos a conseguir conciliar com o facto de voar. Ele também não me conseguiu conhecer ou ver como eu era, como eu realmente sou", justifica. "Existe muito amor. Existiu e ainda existe".