Teresa Guilherme está oficialmente de regresso ao mundo da reality TV com um projeto em grande: a apresentadora, considerada por muitos como "a rainha dos realities" em Portugal e eternamente ligada ao formato "Big Brother" em Portugal, vai ser a nova comentadora da edição de 2022 do "Big Brother Brasil".

Aos 66 anos, Teresa Guilherme volta a estar associada ao reality show, mas numa dimensão internacional. A comunicadora portuguesa, cuja última participação em televisão foi enquanto co-apresentadora do "Big Brother Duplo Impacto", assume o papel de comentadora do formato brasileiro em Portugal, função que desempenhará através das suas redes sociais.

O objetivo será garantir a sua opinião acerca do que se passa na casa mais vigiada do Brasil. O programa já está a decorrer e conta com a participação tanto de anónimos, como de figuras públicas.

"Big Brother Brasil". Concorrente expulsa por agressão a colega. Veja as imagens
"Big Brother Brasil". Concorrente expulsa por agressão a colega. Veja as imagens
Ver artigo

"Nunca conseguimos copiar nada, porque aquilo é tudo em bom (...) e nós em Portugal somos mais pequeninos"

Em entrevista, a apresentadora garantiu sempre ter tido uma "admiração muito grande" pelo programa brasileiro, onde é "tudo em grande", "porque tudo o que se imagina, consegue-se fazer ali". Teresa Guilherme referiu ainda os "prémios muito bons" em jogo, que contribuem para o esforço dos participantes. "E o público também participa muito e pode participar de diversas formas", recorda.

Para a apresentadora, espectadora assídua do formato, este "está muito bem relacionado com as redes sociais", pois "foi evoluindo à medida que os tempos foram evoluindo".

A comunicadora chega a comparar a versão portuguesa e a brasileira, de que gosta muito: "Nunca conseguimos copiar nada, porque aquilo é tudo em bom, é tudo em grande, num país muito grande, e nós aqui em Portugal somos mais pequeninos".

Teresa Guilherme considera que os portugueses "vão ficar rapidamente surpreendidos com as diferenças e atraídos pelos concorrentes", pelos quais se vão "apaixonar" graças à "grandiosidade" da versão brasileira. "Os espectadores portugueses vão rever-se no sonho que os brasileiros também têm de entrar naquela casa maravilhosa", acredita.

Isto porque, para a agora comentadora do formato, conseguir participar no mesmo é um verdadeiro sonho: "Eles sabem que a vida deles muda ali, e pode ser para o bem ou para o menos bem. Mas sabem que é uma oportunidade de serem figuras públicas e isso aumenta o sonho de quem está a assistir de um dia estar ali também."

Para si, "os concorrentes já são umas estrelas quando entram no programa porque a procura é tão grande, há um desejo tão grande de entrar, que os poucos que são escolhidos já são uns heróis". Face à possibilidade de algum dia participar no BBB, Teresa Guilherme consideraria o convite apenas se durasse "alguns dias", pois acha que não é "muito boa no convívio permanente". 

Em Portugal, o "Big Brother Brasil 2022" pode ser visto no Globoplay, o serviço de streaming da Globo, disponível em território nacional desde outubro do ano passado. Os assinantes têm acesso a filmes, novelas, séries originais, documentários, jornalismo e desporto.

Depois de muitos anos à frente do formato "Big Brother", Teresa Guilherme apresentou as várias edições da "Casa dos Segredos", tendo também encabeçado a apresentação do programa "A Quinta", entre 2015 e 2016, e do reality "Love On Top", em 2016. Em 2013, regressou ao "BB", neste caso na terceira edição com famosos, a VIP.

Em 2020 e em 2021, também se dedicou à condução deste formato, desta vez entitulado "Big Brother - A Revolução" e "Big Brother - Duplo Impacto", sendo que este último foi apresentado a meias com Cláudio Ramos.