A polémica entre Vânia Sá e a página do Instagram de Joana Schreyer começou na manhã de segunda-feira, 18 de outubro, com um apelo da filha de Felicidade aos seguidores para votarem na concorrente para abandonar a casa do "Big Brother". Contudo, não se ficou por aqui e mencionou um episódio que aconteceu nas primeiras semanas do programa e que lhe fazia "comichão".
Em declarações à MAGG, começa por contar que tem o hábito de enviar roupa da sua loja aos concorrentes, como estratégia de marketing e publicidade, independentemente da sua opinião como espectadora. No início do programa, depois de ter enviado um vestido a Joana, foi alertada pelo Instagram da concorrente que esta já iria receber uma peça igual. "A página nem sequer se interessou como é que eu resolvi ou deixei de resolver. Eu abri o saco, retirei o vestido da Joana, enviei para a Ana Barbosa, mas enviei na mesma uma encomenda muito grande para a Joana."
Segundo revela, a estratégia é simples e benéfica para ambas as partes: por um lado, os seguidores de Vânia geram visualizações no perfil da concorrente do "Big Brother", por outro, se as fotografias forem divulgadas pelo Instagram de Joana, o negócio de roupa está, também, a ser promovido.
Na altura, a 27 de setembro, perante o incómodo por ter sido a única loja de roupa que não foi mencionada no perfil da concorrente, Vânia enviou uma mensagem para a pessoa gere a rede social da concorrente, mas não obteve resposta. "Se havia algum problema em eu enviar roupa para a Joana podiam ter dito! Poupavam-me algum dinheiro. Assim me retiro até ser ela a comandar."
Um mês depois e com a mãe dentro da casa, aproveitou o apelo à expulsão de Joana para "criar burburinho". “Como não tive um repost, agora, aproveitei isso para aquela polemicazinha básica”, confessou à MAGG, justificando o porquê de querer que a concorrente abandone o jogo no próximo domingo, 24: "Se a minha mãe votou na Joana, no Rui Pinheiro e na Aurora, eu tinha que me decidir entre a Joana e o Rui Pinheiro e obviamente que eu acho que a Joana tem mais possibilidade de sair".
Perante a crítica de Vânia Sá, o Instagram oficial de Joana reagiu através de um comunicado.
À MAGG, a filha de Felicidade explicou que antes de enviar as peças tenta perceber os gostos dos concorrentes, mas não pede autorizações. "Se eles não gostarem da peça, não a usam, é um risco que eu corro."
Referindo-se às várias vezes que tem mencionado o perfil da concorrente e tem sido ignorada, Vânia explica que não entende os motivos, dado que, não só a concorrente já seguia a loja de roupa nas redes sociais, como também afirmou, na casa da Malveira, que gostava das peças da marca. Em relação ao comunicado, mostra-se totalmente desinteressada. "Agora sentiram-se aflitos, porque já viram que é mais força para cima dela [Joana]."
Ana Barbosa, Felicidade Sá, João Ligeiro, Joana Schreyer, Rui Pinheiro e Yeniffer Campos são os nomeados da semana. Segundo a análise de Vânia Sá, a decisão vai ficar entre Felicidade, Joana e Yeniffer, mas acredita que a mãe não será expulsa.