Depois de dominar as bilheteiras e conquistar o coração dos fãs de um bom filme sobre espiões, "Black Bag", o mais recente thriller de Steven Soderbergh, já tem casa nova: a plataforma de streaming SkyShowtime. Escrita por David Koepp, que também colocou os seus pós de pirlimpimpim em filmes da saga "Missão Impossível", esta história de segredos, mentiras e lealdade promete juntar o ritmo clássico dos filmes de espionagem à profundidade emocional de um casal, e é certamente a ideal para ver nestes dias mais chuvosos.

Dakota Johnson de volta ao cinema com uma caótica comédia romântica. Saiba que filmes chegaram ao cartaz
Dakota Johnson de volta ao cinema com uma caótica comédia romântica. Saiba que filmes chegaram ao cartaz
Ver artigo

No centro da história está George Woodhouse (interpretado por Michael Fassbender), um agente de topo dos serviços secretos britânicos conhecido pela sua impressionante capacidade de detectar mentiras. No entanto, é quando é chamado para investigar uma possível traição dentro da própria agência que George se vê confrontado com a suspeita mais pessoal da sua vida: nada mais nada menos que a sua mulher, Kathryn (interpretada por Cate Blanchett), que também é uma espiã.

Desta forma, George começa a pensar que Kathryn pode não só ter traído o país como também o casamento, e o dilema entre o dever e o amor torna-se o grande motor do filme. Numa narrativa onde a confiança é tão volátil quanto o perigo que espreita, esta acaba por ser uma produção mais psicológica do que de espionagem, uma vez que mistura suspense, romance e paranoia com a mestria a que Steven Soderbergh já habituou o público em filmes como "Onze Homens e Um Segredo", "Traffic" e até "Magic Mike".

E porquê "Black Bag"? Em português, o título do filme traduz-se para algo como "missões de mala preta", que são missões ultra-secretas que envolvem a entrada em casas ou escritórios para roubar informações sensíveis. Além disso, é também uma metáfora para o peso das mentiras que os protagonistas carregam, pelo que o filme acaba por ter um tom mais emocional por se tratar de um casal que se vê desconfiado. Assim, a produção acaba por ser menos sobre ação e mais sobre fragilidade, o que também tem vindo a conquistar espaço no mundo cinematográfico.

Do elenco fazem ainda parte nomes como Naomie Harris, Regé-Jean Page, Marisa Abela, Tom Burke, Pierce Brosnan, todos reunidos num filme que combina o charme britânico com o suspense característico dos thrillers modernos - ou seja, é uma das estreias da SkyShowtime que não pode mesmo perder neste mês mais frio e chuvoso de novembro.