Uma das séries mais aclamadas da MAX (antiga HBO) está prestes para a sua segunda temporada. "The Last of Us", protagonizado por Pedro Pascal e Bella Ramsey, volta com uma história arrebatadora e cheia de novos desafios já na próxima segunda-feira, 14 de abril, e conta com apenas um objetivo: agarrar todos os subscritores da plataforma de streaming à televisão durante quase uma hora às segundas-feiras.

"The Bondsman". Nova série comparada a filmes dos anos 90 envolve muito sangue, sustos e comédia
"The Bondsman". Nova série comparada a filmes dos anos 90 envolve muito sangue, sustos e comédia
Ver artigo

A nova temporada terá sete episódios, e passar-se-á cinco anos após os acontecimentos da primeira temporada. Aqui, Joel (Pascal) e Ellie (Ramsey) são atraídos para um mundo ainda mais perigoso e imprevisível do que aquele que deixaram para trás, precisando de reunir todas as suas forças para combaterem o mal - e para combaterem também o mal existente na sua relação, uma vez que Joel e Ellie já tiveram dias melhores.

O elenco da nova temporada inclui Gabriel Luna, Rutina Wesley,  Isabela Merced, Young Mazino, Ariela Barer, Tati Gabrielle, Spencer Lord, Danny Ramirez e Jeffrey Wright. Catherine O'Hara é também atriz convidada, e Kaitlyn Dever irá interpretar Abby, bastante conhecida no mundo do videojogo que deu vida a esta série — é Abby que vai abrir caminho para vários conflitos. Mas ainda antes de ficar a conhecê-la quando a produção sair, relembre alguns dos assuntos mais importantes da primeira temporada.

1. Como começou a pandemia?

primeira temporada
primeira temporada créditos: IMDb

"The Last of Us" começa com alguns cientistas a explicar que o mundo pode ser gravemente infetado por um vírus, e é isso mesmo que acaba por acontecer. Com o nome de Cordyceps (que existem mesmo na vida real e conta com propriedades antioxidantes para ajudar a prevenir o envelhecimento e a fortalecer o sistema imunológico, segundo o site "Tua Saúde"), este fungo parasita nasce numa primeira instância através da produção de farinha, e rapidamente começa a infetar humanos. Este é um vírus capaz de matar o hospedeiro e de controlar o seu sistema nervoso, transformando-o numa criatura coberta de fungos que transmite a doença pela mordida. 

Como tal, é no ano de 2003 que o fungo dá início a uma pandemia, transformando assim os humanos em zombies e destruindo o mundo tal como o conhecemos. No primeiro episódio, vemos esse início da pandemia pelos olhos de Joel (Pedro Pascal), o protagonista, e tudo se desenrola de forma rápida e caótica. A infeção começa a espalhar-se de forma descontrolada, gerando um pânico coletivo à medida que as pessoas tentam salvar-se, evacuando as cidades nas suas viaturas.

2. A morte de Sarah nos braços do pai

primeira temporada
primeira temporada créditos: IMDb

Ainda no primeiro episódio, os telespectadores sentem o primeiro grande embate da série: Joel vai perder a sua filha, Sarah, protagonizada por Nico Parker. O protagonista, o seu irmão Tommy (interpretado por Gabriel Luna, que volta para a segunda temporada) e a filha estão entre aqueles que tentam escapar pelas autoestradas e caminhos apertados, mas, pelo caminho, são vários os obstáculos encontrados: trânsito, pessoas infetadas, incêndios e uma queda de avião. Sem nenhuma outra alternativa, Joel pega em Sarah e começa a fugir com ela nos braços, mas essa tentativa de fuga acaba por ser mortal.

No auge do caos provocado pelo vírus, a família cruza-se com um soldado, e os pedidos de Joel para que não disparem e a sua insistência de que eles não estão infetados caem por terra. O soldado acaba por disparar contra o pai e a filha, fazendo-os rebolar por uma encosta. Tommy acerta depois no soldado, mas acaba por ser tarde demais: Joel sobrevive e Sarah morre com um tiro no abdómen. No entanto, a presença da filha do protagonista continua ao longo dos episódios, com Joel a não esquecer o acontecimento.

3. 20 anos se passaram e quantos tipos de Infetados existem

primeira temporada
primeira temporada créditos: IMDb

A narrativa passa então para 20 anos depois, em 2023, ano em que a primeira temporada foi lançada. Aqui, o telespectador vê Joel a viver numa zona de quarentena sob o controlo da FEDRA, a Agência Federal de Resposta a Desastres, e as imagens retratam exatamente aquilo que o videojogo também contém: muita pobreza, muita quarentena e ainda mais mortes, com Joel a depositar o corpo de uma criança morta numa pilha, para depois serem queimados. A história segue assim Joel e a sua vontade de encontrar o irmão, Tommy, fazendo de tudo para conseguir os materiais necessários e fugir daquele lugar.

No entanto, essa viagem vai ser demorada, especialmente devido a todos os infetados que vai encontrar pelo caminho. Ao todo, são quatro os tipos de infetados pelo Cordyceps, passando pelos Runners (infectados há menos de dois dias que ainda apresentam características humanas mas tornam-se agressivos), os Stalkers (estágio intermediário de deformação, com partes do corpo cobertas de fungo), os Clickers (cegos com o fungo a cobrir completamente o rosto e extremamente perigosos) e os Bloaters (infetados há vários anos com o fungo no corpo todo, mais difíceis de matar).

4. FEDRA e os Pirilampos

primeira temporada
primeira temporada créditos: IMDb

Ao ler o terceiro ponto, percebeu que falámos da FEDRA, mas se já não se lembra bem do que é, nós explicamos - aproveitando também para recordar quem são os Pirilampos, uma vez que vão ser uma parte fulcral da história. O primeiro grupo, a Agência Federal de Resposta a Desastres, é uma organização governamental que assumiu o controlo das zonas de quarentena após o surto, tentando manter a ordem e a segurança. No entanto, acabou por adotar métodos autoritários e opressores, impondo um regime rígido de vigilância, racionamento, leis e violência.

Já os Pirilampos são a resistência à FEDRA, sendo um grupo composto por civis e antigos militares que tentam lutar pela liberdade e contra o regime autoritário. O nome "Pirilampos" vem do seu símbolo, uma lâmpada amarela que representa a esperança e a luta pela justiça, e a sua principal missão é restaurar um governo mais justo e livre. Além disso, o grupo está muito focado em encontrar uma cura para a pandemia do Cordyceps, o que os leva a procurar incansavelmente alguém que os consiga ajudar. É aí que entra Ellie, protagonizada por Bella Ramsey.

5. Ellie é imune ao Cordyceps

primeira temporada
primeira temporada créditos: IMDb

Ora, Ellie é nada mais nada menos do que aquela que pode salvar toda a população que sobreviveu ao vírus — mas depois do último episódio da primeira temporada, isso pode não acontecer (mas já lá vamos). A jovem de 14 anos é protegida por Marlene, interpretada por Merle Dandridg e integrante dos Pirilampos, que se veio a saber mais tarde ser a melhor amiga da mãe de Ellie, e por conseguinte ser quem tem na sua posse a possível cura. No entanto, Ellie não sabe disto, e a primeira vez que a vemos é presa numa casa abandonada a ser testada sobre se é ou não um infetado.

Quando se sabe que Marlene foi a melhor amiga da mãe de Ellie (que entretanto morreu), descobre-se também o porquê de a jovem ser imune: a mãe estava a fugir de um infetado enquanto grávida, e numa luta para tentar fugir, acabou por ser mordida ao mesmo tempo em que estava a dar à luz. Assim, Ellie nasceu já com o fungo no seu corpo, mas sempre foi humana. Anos depois, a jovem é mordida, mas não se transforma devido à sua imunidade. No entanto, Marlene sabe que Ellie pode ajudar o mundo, e é aí que Joel conhece a jovem.

6. A viagem (e aproximação) de Ellie e Joel e os seus ajudantes

primeira temporada
primeira temporada créditos: IMDb

Numa tentativa de encontrar quem lhe roubou a bateria de um carro de fuga, Joel e Tess (interpretada por Anna Torv) dão de caras com Marlene e a sua equipa, que, completamente destruída por causa da FEDRA, pede aos dois para levarem Ellie até ao Hospital, pois lá encontram-se vários Pirilampos médicos que podem encontrar a cura com o sangue da jovem. Céticos, Joel e Tess acabam por aceitar devido às regalias que iam receber, e os três embarcam na aventura. No entanto, Tess acaba por ser infetada e fica para trás, protegendo Joel e Ellie de todos os infetados que corriam atrás do grupo.

Assim, depois da morte de Tess, os dois acompanham-se um ao outro na viagem, com piadas secas, sermões, confissões e muita luta pela frente. Joel ensina Ellie a caçar e a disparar, enquanto Ellie mostra a Joel que ainda é possível ser-se família de alguém. Pelo caminho, os dois vão encontrando pessoas que os ajudem, como Bill, Frank, Harry e Sam, sendo que estes também têm paralelemente as suas histórias a acontecer. Uma coisa leva à outra e Ellie e Joel perdem todos os que os ajudaram pelo caminho, mas os dois continuam capazes de enfrentar todos os obstáculos lado a lado.

7. O reencontro de Joel com o irmão Tommy

primeira temporada
primeira temporada créditos: IMDb

Uma das premissas da série vai continuar quase até ao fim: o grande objetivo de Joel era encontrar o irmão, Tommy, que perdeu na noite do apocalipse. Quando Ellie e Joel são encurralados por um grupo de mascarados, o protagonista diz que está apenas à procura do seu irmão, e a líder, Maria, apercebe-se de que este poderá ser Tommy. Ellie e Joel acabam por ser levados para o acampamento em Jackson, Wyoming, e Joel encontra finalmente o que tanto queria. No entanto, Joel rapidamente percebe que Tommy não quer ir consigo encontrar a cura, porque Maria, a sua companheira, vai ter um filho, e não quer meter em perigo a sua estabilidade. 

Posto isto, Joel tenta deixar Ellie com Tommy e seguir em frente sem ela, e é aqui que há uma mudança: já não há costas voltadas, já não existem sentimentos negativos. É aqui que vemos que Ellie se apegou a Joel, e que ele é a única pessoa à sua volta em que ela consegue confiar. Sabendo de todos os perigos que a aguardam caso faça essa escolha, Ellie opta na mesma por ir com Joel até ao hospital, e o protagonista, surpreendentemente, acaba por aceitar. Assim, depois de voltar a fazer as pazes com o irmão, os dois partem à descoberta do Hospital.

8. A vida amorosa de Ellie

primeira temporada
primeira temporada créditos: IMDb

A vida amorosa de Ellie acaba também por ser um ponto fulcral da narrativa, uma vez que os seus sentimentos também vão ser explorados na segunda temporada. Depois de passarem por mais obstáculos até ao Hospital, Ellie enfrenta sozinha um turbilhão de emoções depois de Joel ter sido esfaqueado e de estar entre a vida e a morte, e é aqui que vemos memórias da vida antiga de Ellie antes de Marlene a ter encontrado. Aqui, encontramos Riley (interpretada por Storm Reid), a sua melhor amiga na altura, numa época em que a jovem fica a descobrir que a sua única amiga se vai juntar aos Pirilampos. Para passarem os últimos momentos juntas, Riley convida Ellie a conhecer aquilo que, antes do surto, era um centro comercial, e as duas passam um bom bocado.

Tão bom que Ellie acaba mesmo por beijar Riley, deixando de lado os preconceitos e afirmando-se como uma jovem que gosta de raparigas. Riley aceitou o beijo de bom agrado, e a partir daí o telespectador percebe como será a vida amorosa de Ellie. No entanto, isso acaba depressa, uma vez que as duas são atacadas por um infetado que as morde. Ellie descobre aí que é imune, uma vez que nada lhe acontece, mas Riley transforma-se e começa a ficar maluca. A jovem protagonista tem assim de tomar uma decisão, e acaba por ter de matar a melhor amiga.

9. A grande mentira de Joel sobre os Pirilampos

primeira temporada
primeira temporada créditos: IMDb

Ora, o último episódio fica então marcado pela grande mentira de Joel a Ellie. Depois de o homem já estar totalmente recuperado do esfaqueamento, os dois voltam a procurar o Hospital, estando, finalmente, cada vez mais perto de uma possível cura — e acabam mesmo por lá chegar depois de se verem numa emboscada. Ellie e Joel dão conta que estão rodeados de Pirilampos, e estes, sem saberem, colocam precisamente as duas pessoas que estavam à espera inconscientes. Quando Joel acorda já está no Hospital e ao seu lado tem Marlene, a mulher que lhe tinha dito para levar Ellie até lá.

No entanto, tudo começa a descambar. Ao perguntar por Ellie, Marlene confessa a Joel que a jovem já está a ser preparada para a operação, e que possivelmente vai morrer na mesa depois de lhe abrirem o cérebro. Joel não se conforma, e de forma a salvar Ellie, acaba por matar todos os que se encontram à sua volta, incluindo Marlene. Ellie acorda pouco tempo depois no carro com Joel, e o protagonista mente ao dizer que os Pirilampos desistiram de encontrar uma cura. Mais tarde, Joel volta a mentir a Ellie quando esta lhe pergunta se tudo o que ele disse era verdade. Este diz que sim, e a primeira temporada acaba depois desta conversa.