Temos más notícias para os germofóbicos: vai ser difícil manter-se livre de germes durante uma viagem de avião, mas há objetos — ou locais específicos — que deve evitar a todo o custo para que possa, pelo menos, minimizar o risco de exposição. E uma das coisas que não deve usar é a bolsa que se encontra atrás de cada assento do avião, que geralmente serve para pôr revistas ou livros.

É que segundo uma assistente de bordo experiente em voos de longo curso, citada pela revista "Insider", há locais no avião a evitar para quem for germofóbico.

E um deles é, precisamente, a bolsa que se encontra atrás de cada assento. "Recomendo sempre que nunca, em ocasião alguma, os passageiros usem ou ponham alguma coisa nas bolsas traseiras dos assentos. É que embora os assistentes tirem o lixo, elas nunca são verdadeiramente limpas", explica.

Alex Macheras tem 22 anos e o emprego de sonho: viaja em primeira classe a testar aviões
Alex Macheras tem 22 anos e o emprego de sonho: viaja em primeira classe a testar aviões
Ver artigo

E explica que é nesse local que, geralmente, os funcionários responsáveis pela limpeza dos aviões encontram coisas como "toalhetes sujos, cuecas, meias, pastilhas elásticas, doces meio comidos, caroços de maças", entre outras coisas.

"Um passageiro começa a tossir para os lenços e em vez de os guardar para, mais tarde, mandar para o lixo, põe-nos na bolsa do assento. É comum: os aviões são pequenos e a tarefa de levantar e sentar num avião, especialmente se não estiver no lugar junto ao corredor, é complicada. Muitos de nós fariam os mesmo", lê-se na mesma publicação.

Ainda assim, as bolsas traseiras são só um dos locais com mais germes dentro avião. As mesas e as casas de banho dos aviões também são um dos locais com maior número de germes — e a única forma de minimizar a exposição é utilizar desinfetante para as mãos e desinfetar as áreas afetadas.