Viajar para aquele destino turístico paradisíaco ou para aquela cidade em que é só aventura pode significar ter de realizar uma viagem de longo curso. Lidar com vizinhos barulhentos, turbulência ou com bebés a chorar pode ser complicado para quem quer aproveitar o voo para descansar o máximo possível. Contudo, a MAGG deixa aqui mais de 10 dicas ou conselhos, apontados pela revista “Travel + Leisure”, para que consiga dormir sem distrações.

1) Aproveitar a primeira classe (ou a económica premium)

Os lugares deitados, que são oferecidos na compra de um bilhete em primeira classe, são os melhores para conseguir dormir com espaço e privacidade. Porém, se não quiser prescindir do conforto, mas quer pagar um pouco menos há sempre a classe económica premium, que apresenta espaço extra para as pernas, mais espaço para reclinar o banco e assentos mais largos.

2) Escolher bem o lugar na cabine principal

Quanto custa uma viagem para o país mais feliz do Mundo (que detém este título há 6 anos)?
Quanto custa uma viagem para o país mais feliz do Mundo (que detém este título há 6 anos)?
Ver artigo

No caso de querer mesmo poupar dinheiro na compra das passagens áreas, o melhor é escolher um bom lugar na classe económica. Os lugares à janela podem ser preferíveis para quem gosta de encostar a cabeça enquanto dorme. Também os lugares mais longe da zona onde se prepara as refeições ou das casas de banho são os ideais para evitar demasiada movimentação quando se está a preparar para dormir. Os lugares da frente da classe económica podem também ser uma solução para quem quer ter mais espaço para esticar as pernas, contudo é provável que esses bancos estejam situados perto de casas de banho, o que pode condicionar o seu sono.

3) Ter em conta o horário do voo

Para viajar para alguns destinos, é provável que tenha de atravessar vários fusos horários, por isso, o melhor seria adaptar o horário do voo para que coincida com as suas horas de sono. Por exemplo, se realizar uma viagem da Europa para os Estados Unidos e existirem voos noturnos, com partidas a partir das 19h, esse seria a melhor opção porque ajustar-se-ia ao horário em que normalmente dorme.

4) Viajar em voos diretos sempre que possível

Os voos diretos podem ser uma boa estratégia para maximizar o tempo de sono. Se a sua viagem até ao destino de sonho for feita com escalas, apenas poderá conseguir dormir algumas horas em cada voo. Porém, se a viagem for, por exemplo, um total de 8 horas e não realizar nenhuma paragem, é capaz de conseguir aconchegar-se por várias horas, acabando por sentir-se mais relaxado quando a viagem chegar ao fim.

5) Evitar o café

Este casal escolhe os destinos de viagem com base em filmes e séries. Objetivo? Recriar as cenas
Este casal escolhe os destinos de viagem com base em filmes e séries. Objetivo? Recriar as cenas
Ver artigo

Ingerir bebidas com cafeína momentos antes de iniciar o voo pode significar não ter o melhor sono quando estiver em viagem, por isso, o melhor seria evitar bebidas como o café. No caso de querer tomar algum tipo de medicamento para dormir ou para ajudar a adormecer, o mais acertado será aconselhar-se com o seu médico. Para além disto, é bastante importante que se mantenha sempre hidratado durante toda a viagem.

6) Não poupar no conforto

Almofadas para o pescoço, auscultadores com cancelamento de ruído ou máscaras para os olhos são elementos essenciais, que não ocupam muito espaço na sua bagagem, e acabam por trazer-lhe mais conforto na hora de pôr o sono em dia. Uma máscara que tape os olhos ajuda a bloquear a luz e desta maneira consegue sentir-se mais descontraído. Também uma almofada para o pescoço pode representar ter um apoio para a cabeça, não interrompendo o sono sempre que esta deslizar. Além disso, uns bons auscultadores que realmente cancelem todo o ruído que se capta durante estas viagens irão ajudar a estar mais calmo e sossegado para dormir o melhor possível.

7) Vestir-se para a ocasião

Na realização deste tipo de viagem, uma roupa confortável pode ser também a solução para um bom sono. Apesar de queremos chegar ao destino todos glamorosos, o melhor será sempre vestir peças de roupas mais largas e usar várias camadas, porque a temperatura dentro do avião pode variar entre o frio e o gelado.

8) Apertar o cinto de segurança

Para que não lhe falte nada nas férias, vai ter mesmo que conhecer este kit essencial para viagens
Para que não lhe falte nada nas férias, vai ter mesmo que conhecer este kit essencial para viagens
Ver artigo

Nas viagens de avião pode sentir-se por vezes alguma turbulência e, nesse caso, o melhor é sempre ter o cinto apertado. No caso de estar a dormir com uma manta, seja do avião ou a sua, aperte o cinto por cima dessas peças para que as hospedeiras consigam ver que o cinto está realmente apertado e assim não o precisam de incomodar enquanto está adormecido.

9) Manter a sua rotina de sono

Quando já estiver no ar e sentir que está na altura de relaxar, o conselho é manter a sua rotina habitual do sono, que pode incluir meditação, alongamentos ou apenas evitar o excesso de luz dos ecrãs do sistema de entretenimento a bordo ou dos telemóveis. A sugestão é sempre fazer a sua rotina como estivesse em casa.

10) Descontrair

Para conseguir dormir durante as longas horas do voo, um dos segredos é estar relaxado. Deixe-se de preocupações e mesmo que não consiga adormecer de imediato apenas sente-se o mais confortável possível e tente descansar tudo o que conseguir antes de aterrar no destino de sonho.

11) Ter calma no dia da chegada

Alguns especialistas apontam que se fizer longas viagens e atravessar vários fusos horários o melhor é ficar acordado e adaptar-se às horas do país que o recebe. Por isso, não tente dormir quando chegar ao alojamento. Vá com calma e evite fazer muita coisa no dia da chegada para se ajustar a todo um outro ambiente.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.