Viajar para aquele destino turístico paradisíaco ou para aquela cidade em que é só aventura pode significar ter de realizar uma viagem de longo curso. Lidar com vizinhos barulhentos, turbulência ou com bebés a chorar pode ser complicado para quem quer aproveitar o voo para descansar o máximo possível. Contudo, a MAGG deixa aqui mais de 10 dicas ou conselhos, apontados pela revista “Travel + Leisure”, para que consiga dormir sem distrações.
1) Aproveitar a primeira classe (ou a económica premium)
Os lugares deitados, que são oferecidos na compra de um bilhete em primeira classe, são os melhores para conseguir dormir com espaço e privacidade. Porém, se não quiser prescindir do conforto, mas quer pagar um pouco menos há sempre a classe económica premium, que apresenta espaço extra para as pernas, mais espaço para reclinar o banco e assentos mais largos.
2) Escolher bem o lugar na cabine principal
No caso de querer mesmo poupar dinheiro na compra das passagens áreas, o melhor é escolher um bom lugar na classe económica. Os lugares à janela podem ser preferíveis para quem gosta de encostar a cabeça enquanto dorme. Também os lugares mais longe da zona onde se prepara as refeições ou das casas de banho são os ideais para evitar demasiada movimentação quando se está a preparar para dormir. Os lugares da frente da classe económica podem também ser uma solução para quem quer ter mais espaço para esticar as pernas, contudo é provável que esses bancos estejam situados perto de casas de banho, o que pode condicionar o seu sono.
3) Ter em conta o horário do voo
Para viajar para alguns destinos, é provável que tenha de atravessar vários fusos horários, por isso, o melhor seria adaptar o horário do voo para que coincida com as suas horas de sono. Por exemplo, se realizar uma viagem da Europa para os Estados Unidos e existirem voos noturnos, com partidas a partir das 19h, esse seria a melhor opção porque ajustar-se-ia ao horário em que normalmente dorme.
4) Viajar em voos diretos sempre que possível
Os voos diretos podem ser uma boa estratégia para maximizar o tempo de sono. Se a sua viagem até ao destino de sonho for feita com escalas, apenas poderá conseguir dormir algumas horas em cada voo. Porém, se a viagem for, por exemplo, um total de 8 horas e não realizar nenhuma paragem, é capaz de conseguir aconchegar-se por várias horas, acabando por sentir-se mais relaxado quando a viagem chegar ao fim.
5) Evitar o café
Ingerir bebidas com cafeína momentos antes de iniciar o voo pode significar não ter o melhor sono quando estiver em viagem, por isso, o melhor seria evitar bebidas como o café. No caso de querer tomar algum tipo de medicamento para dormir ou para ajudar a adormecer, o mais acertado será aconselhar-se com o seu médico. Para além disto, é bastante importante que se mantenha sempre hidratado durante toda a viagem.
6) Não poupar no conforto
Almofadas para o pescoço, auscultadores com cancelamento de ruído ou máscaras para os olhos são elementos essenciais, que não ocupam muito espaço na sua bagagem, e acabam por trazer-lhe mais conforto na hora de pôr o sono em dia. Uma máscara que tape os olhos ajuda a bloquear a luz e desta maneira consegue sentir-se mais descontraído. Também uma almofada para o pescoço pode representar ter um apoio para a cabeça, não interrompendo o sono sempre que esta deslizar. Além disso, uns bons auscultadores que realmente cancelem todo o ruído que se capta durante estas viagens irão ajudar a estar mais calmo e sossegado para dormir o melhor possível.
7) Vestir-se para a ocasião
Na realização deste tipo de viagem, uma roupa confortável pode ser também a solução para um bom sono. Apesar de queremos chegar ao destino todos glamorosos, o melhor será sempre vestir peças de roupas mais largas e usar várias camadas, porque a temperatura dentro do avião pode variar entre o frio e o gelado.
8) Apertar o cinto de segurança
Nas viagens de avião pode sentir-se por vezes alguma turbulência e, nesse caso, o melhor é sempre ter o cinto apertado. No caso de estar a dormir com uma manta, seja do avião ou a sua, aperte o cinto por cima dessas peças para que as hospedeiras consigam ver que o cinto está realmente apertado e assim não o precisam de incomodar enquanto está adormecido.
9) Manter a sua rotina de sono
Quando já estiver no ar e sentir que está na altura de relaxar, o conselho é manter a sua rotina habitual do sono, que pode incluir meditação, alongamentos ou apenas evitar o excesso de luz dos ecrãs do sistema de entretenimento a bordo ou dos telemóveis. A sugestão é sempre fazer a sua rotina como estivesse em casa.
10) Descontrair
Para conseguir dormir durante as longas horas do voo, um dos segredos é estar relaxado. Deixe-se de preocupações e mesmo que não consiga adormecer de imediato apenas sente-se o mais confortável possível e tente descansar tudo o que conseguir antes de aterrar no destino de sonho.
11) Ter calma no dia da chegada
Alguns especialistas apontam que se fizer longas viagens e atravessar vários fusos horários o melhor é ficar acordado e adaptar-se às horas do país que o recebe. Por isso, não tente dormir quando chegar ao alojamento. Vá com calma e evite fazer muita coisa no dia da chegada para se ajustar a todo um outro ambiente.