Com uma arquitetura de invejar, um ambiente descontraído e a praia como pano de fundo, a Casa To, no México, está pronta para receber qualquer turista. Sendo este país um destino já bastante cobiçado pela população no que toca a férias relaxantes, este alojamento renovado e com um toque de minimalismo promete não só elevar a estadia como também o espírito de qualquer pessoa, com um espaço surreal digno de um filme onde a natureza é a protagonista.
Situado em La Punta Zicatela, na cidade de Puerto Escondido, e rodeada de espaços verdes — mas apenas a menos de 800 metros da Playa La Punta —, a Casa To quer fazer com que todos os seus hóspedes se sintam noutra dimensão, tendo apenas nove quartos para assegurar a tranquilidade e o sossego de cada um.
Com uma arquitetura inspirada em casas de Istambul e Inglaterra dos séculos VI e XIX, respectivamente, as estruturas em betão, as escadas de madeira e os jardins que mais parecem oásis fazem todos parte deste pequeno paraíso, que quer dar a conhecer as maravilhas de um local não tão popular no México.
Das nove suites que a Casa To oferece (que levam no máximo duas pessoas), seis têm um jardim privado (Garden Suite) e três um terraço separado e banheira ao ar livre (Terrace Suite), onde a sustentabilidade quer ser um dos pilares mais importantes do alojamento.
As cores verificam-se na decoração, inesperadas para quem vê de fora algo tão minimalista, estando nos tapetes espalhados pela Casa To ou pelos vários acessórios pendurados nas paredes. Cada um dos nove quartos conta ainda com uma cama de casal, uma vista de arrasar e pontos estratégicos para aquela boa foto para o Instagram.
As texturas de aço, argila, concreto e madeira foram feitas em várias medidas e volumes, para dar ênfase a todos estes trabalhos sem tirar o seu mérito minimalista. O objetivo aqui é fazer com que todos os visitantes se sintam a entrar num oásis, retiro espiritual ou num templo, para umas férias bem passadas longe das confusões da cidade.
Além disso, a própria piscina, reservada a todos os hóspedes, foi desenhada com uma arquitetura que pretende lembrar algo relaxante, para dar a todos aqueles que quiserem usufruir deste espaço uma sensação de liberdade e calma.
E não se preocupe. Se algum dia acordar neste paraíso e pensar que quer fazer algo mais radical, a Casa To também disponibiliza esse tipo de atividades. É possível reservar aulas de surf, salto de paraquedas ou até mesmo voos em aeronaves, podendo também fazer algumas atividades mais descontraídas como observação de baleias, soltura de tartarugas ou nadar em águas termais. E sim, também há espaço para massagens relaxantes no seu quarto.
As boas refeições também ficam asseguradas neste alojamento, uma vez que existe um restaurante com as mais variadas propostas, que prometem ser dignas de serem provadas. Glou Glou é o nome do espaço que existe no terraço da Casa To, que deixam à disposição dos clientes omeletes de ricota, waffles de frutos vermelhos, tostas de abacate ou cogumelos e ainda as famosas grilled cheese norte-americanas. Para beber, nada melhor que mimosas, vinhos ou sumos frescos, que complementam uma refeição leve para conseguir voltar para a piscina assim que acabar de comer.
Para poder ficar perto disto tudo, a estadia de três noites, para duas pessoas, na Garden Suite tem um custo de 26,520 pesos mexicanos (cerca de 1300€), segundo simulação efetuada no site do alojamento para as datas de 28 de junho a 1 de julho, com pequeno-almoço incluído. A Terrace Suite, para as mesmas datas, está ao mesmo preço, pelo que poderá escolher entre um jardim privado ou uma banheira ao ar livre sem qualquer custo adicional.