No Porto acaba de nascer um novo conceito de alojamento: o Mercure Porto Centro Aliados, na Rua Do Bonjardim 95, junta conforto, gastronomia, experiências na cidade e sustentabilidade, que se reflete no combate ao desperdício alimentar, bem como na boa conduta que se espera dos hóspedes (porque, se vir bem, nem em casa usa um toalhão lavado a cada dia).

O Mercure Porto Centro Aliados, com 83 quartos, é já o sétimo hotel do grupo Accor a instalar-se em Portugal — juntando-se ao de Braga, Figueira da Foz, Lisboa, Lisboa Almada, Porto Centro, e Porto Gaia —, e vem dar uma lufada de ar fresco à cidade.

Isto porque propõe dar vida e muito sabor a um “Sítio Esquecido” durante muito anos. É aqui, no restaurante do hotel, que são servidas as refeições que contrariam o esquecimento, uma vez que é quase impossível não registar na memória os pratos preparados sob o lema “Enjoy true taste of food” (desfrute do verdadeiro sabor da comida) — que resulta de "produtos de qualidade gourmet, frescos e da época e a eliminação de aditivos controversos", conforme anuncia o hotel em comunicado.

The Leaf Boutique Hotel. O novo hotel no meio de Lisboa tem natureza por todo o lado
The Leaf Boutique Hotel. O novo hotel no meio de Lisboa tem natureza por todo o lado
Ver artigo

Há tartes tatin, de abóbora, salmão ou de castanhas e cogumelos no caso das opções vegetarianas, saladas frescas e saudáveis, e, para finalizar, um típico pastel de nata acompanhado com gelado de canela, marmelos bêbados com moscatel ou requeijão com doce tradicional.

O planeta dentro de um hotel

Apesar de ser pouco provável que sobre alguma das iguarias irresistíveis preparadas para o dia, no caso de isso acontecer o hotel já está preparado. O Mercure Porto Centro Aliados, dirigido por Thomas da Costa, está alinhado com o programa Planet21 – Acting Here que promove uma série de iniciativas sustentáveis, para as quais também os hóspedes podem contribuir.

Se usar as toalhas conscientemente e isso se refletir na poupança de recursos na lavandaria, já vai estar a contribuir para o projeto Plant for the Planet.

Mas há mais: o programa "Love food, not waste" sensibiliza clientes e colaboradores a evitar o desperdício alimentar, e o Planet21 – Acting Here promove ainda a implementação de hortas urbanas (cujos produtos são usados nos menus) e a redução da utilização de plásticos de uso único.

O que fazer dentro e fora do Mercure Porto Centro Aliados?

Depois do conforto e da consciência tranquila com as práticas sustentáveis, resta apenas desfrutar da restante oferta do novo hotel de quatro estrelas.

Pode dar um passeio no jardim exterior com terraço ou, se a chuva não o permitir, beber algo quente no bar decorado com a arquitetura e nas cores da cidade do Porto. No entanto, se quiser quiser mesmo apanhar uma molha, não precisa de ir lá para fora. Basta dar um mergulho na piscina aquecida do hotel.

Mal esteja bom tempo, bem perto pode visitar o centro histórico, a famosa Ponte de D. Luís I, a Torre dos Clérigos e as Caves do Vinho do Porto ou aventurar-se numa das experiências do novo hotel que vão desde degustações a passeios para conhecer a cidade, ou, em breve, poderá inscrever-se num dos workshops e aulas que serão realizados.

Uma noite para duas pessoas em novembro, por exemplo, custa a partir de 68€.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.