Gosta de caminhadas pela natureza? Temos boas notícias para si. Os passadiços das Lagoas do Vez. A nova estrutura foi anunciada pelo Município de Arcos de Valdevez esta terça-feira, 2o de abril, e é fruto de um investimento global de cerca de 200 mil euros com um objetivo de destaque: "Valorizar o património natural existente", incluindo a beleza das Lagoas do Vez.

Os passadiços vêm reforçar a rede de mais de 300 km de percursos de Arcos de Valdevez, permitindo que os visitantes percorram a natureza que se estende ao longo do troço de ecovia que liga o Poço das Caldeiras, freguesia de Loureda, e São Sebastião, freguesia de Cabreiro. Pelo caminho, poderá descansar "junto à água fresca e cristalina, ou então, no verão, dar uns mergulhos", sugere o município.

Meditação, ioga e SUP juntam-se num retiro no meio da natureza que promete renovar energias
Meditação, ioga e SUP juntam-se num retiro no meio da natureza que promete renovar energias
Ver artigo

É num cenário completamente imerso na fauna e flora da região que se encontram os novos passadiços das Lagoas do Vez, onde poderá fazer caminhadas no verão, enquanto admira o rio Vez, que nasce na Serra do Soajo. Isto porque o "novo trajeto desenvolve-se de forma contínua ao longo do rio, em passadiços".

Ecovia do Vez
Ecovia do Vez créditos: Município de Arcos de Valdevez/facebook

Com este novo troço, o município "pretende criar mais e melhores condições de atratividade no concelho, promover o turismo de natureza e comércio, bem como contribuir para a economia local". O turismo de natureza é um dos pontos fortes de Arco de Valdevez, uma vez que está inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) e junta uma série de atividades de aventura.

Arborismo, slide e escalada são algumas das opções do “Parque Aventura” da Porta do Mezio, principalmente atrativas para os mais novos, e os adultos têm ainda a oportunidade de percorrer os roteiros do concelho, seja o Vez — que passa pela Ponte de Cabreiro e pela Casa do Castelo de Sistelo —, seja o roteiro do PNPG, que vai desde o Paço Giela até aos Espigueiros de Soajo, um grande afloramento natural granítico.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.