Pensou em visitar o Parque Nacional Peneda-Gerês algures este verão e acabou por mudar de ideias por não saber onde ficar a dormir? A Quinta da Riba Má fica mesmo ao lado desta atração natural portuguesa e tem oito quartos prontos para acolher quem pretende fugir à confusão da cidade.

Se houvesse cinco estrelas para o turismo rural, esta casa no Algarve preenchia todas
Se houvesse cinco estrelas para o turismo rural, esta casa no Algarve preenchia todas
Ver artigo

O refúgio rodeado de natureza tem tanto de moderno como de tradicional. O visual rústico contrasta na perfeição com o mobiliário contemporâneo, estético e, acima de tudo, confortável. Não se deixe enganar pelas paredes em pedra: uma piscina infinita com 1,30 metros de profundidade relembra-o do século em que estamos.

Na Quinta da Riba Má, vai poder nadar com vista para a serra do Gerês e ainda para o ponto de confluência dos rios Cávado e Rabagão. A tranquilidade inerente vai proporcionar-lhe todo o descanso de que necessita durante uma importante pausa na rotina diária.

"Se não se fizer nada nas aldeias, desaparecem mesmo"

Este alojamento rural, que abriu portas no passado mês de abril, está localizado na base de uma montanha na aldeia de Soutelos, em Vieira do Minho. Fica, ainda, a menos de 500 metros do concelho de Montalegre e da Porta de Cabril, do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Esta propriedade está na mesma família há séculos. "Só consegui chegar até 1600 e pouco, através dos registos paroquiais", explicou-nos Júlio Pereira, de 68 anos, um dos responsáveis pelo projeto. O gerente da Quinta da Má Riba é Pedro Pereira, o filho. O espaço tem sido passado a gerações atrás de gerações e, desta vez, foi transformado num turismo rural. Porquê?

Para tentar contrariar o estado atual do interior, que "está numa situação de praticamente abandono". "Se não se fizer nada nas aldeias, elas desaparecem mesmo. Se não houver aqui nada que dinamize um pouco a economia local. Custava-me muito que isso acontecesse. Já temos ligação a esta terra", confessa Júlio Pereira, cujo pai nasceu no edifício da Quinta da Riba Má.

A aldeia de Soutelos "tem cerca de dez casas habitadas". De acordo com Júlio, "é um sítio muito bonito, mas muito pequeno", pelo que esta família está a tentar dinamizá-lo. O edifício principal, muito antigo, está convertido, em parte, naquilo que é hoje a receção. "Foi sendo ampliado ao longo do tempo e nota-se perfeitamente. A última ampliação foi feita há pouco para proporcionar aos hóspedes um local de refeições e convívio", disse-nos Júlio Pereira.

"Uns têm vista para o Central Park e outros para Manhattan"

Assim, esta quinta é composta por uma receção, uma sala de estar, uma sala de refeições, uma esplanada "toda em granito" e uma piscina com vista panorâmica para o Gerês. Os quartos têm áreas a partir dos 18 metros quadrados, sendo que as vistas são diferentes: uns conseguem ver a montanha do Gerês, outros avistam a aldeia. "Uns têm vista para o Central Park e outros para Manhattan", brinca o responsável.

No que toca à mobília, "são todos muito semelhantes" e acolhedores. O nome de cada quarto remete para a paisagem da região: o quarto de Soutelos (o mais procurado por ser o único familiar, com dois dormitórios independentes e uma casa de banho comum), o quarto de Cabril, o quarto de Pincães, o quarto da Misarela, o quarto do Tordo Velho, o quarto da Pigarreira, o quarto do Poço das Traves e o quarto da Cabreira.

Os preços standard para uma noite durante a época alta são de 130€ para a generalidade dos quartos e 170€ para o familiar. "Existem tabelas diferenciadas em função do número de noites", alerta Júlio Pereira. Os hóspedes podem desfrutar de pequeno-almoço e de jantar.

A localização desta propriedade possibilita um enorme contacto com a natureza, sendo que existem caminhos antigos mesmo junto à mesma, ideais para quem gosta de caminhar. "Num raio relativamente curto de quilómetros", são vários os sítios dignos de uma visita, como a vila de Montalegre, a Cascata Tahiti e a Ponte da Mizarela, "um local histórico, onde houve o último encontro entre portugueses e franceses na segunda invasão francesa".

Segundo Júlio Pereira, é possível ir a pé até ao Parque Nacional da Peneda-Gerês. "Em linha reta, fica a mil metros. De carro, a 5km". Pelo caminho, é provável que encontre cavalos selvagens e outros animais residentes na zona. A Quinta da Riba Má é assim apelidada por estar junto a um precipício que antigamente era cultivado e no qual era tão difícil trabalhar que lhe chamavam "riba má".

Este novo alojamento agroturístico de design contemporâneo junta a tradição ao estilo. A playlist que toca durante os dias é criada pela própria natureza. Com carvalhos, castanheiros e pequenas quedas de água a escassos metros, a Quinta da Riba Má é o paraíso para amantes do campo que não abdicam do conforto.

Quinta da Riba Má

Localização: Travessa da Fonte de Soutelos 21, 4850-338, Soutelos, Portugal
Reservas: www.ribama.pt
Contacto:
(+351) 933 122 336