Subidas épicas com a natureza como pano de fundo e a maior ecopista portuguesa para percorrer de bicicleta na companhia das melhores paisagens. Estas são apenas algumas das maravilhas da região de Viseu Dão Lafões que vão ser promovidas na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), aquela que é já a maior feira de turismo nacional e que, anualmente, atrai milhares curiosos e entusiastas do setor.

Aproveite as férias para fugir da rotina. Parta à descoberta de 14 locais de visita obrigatória em Viseu Dão Lafões
Aproveite as férias para fugir da rotina. Parta à descoberta de 14 locais de visita obrigatória em Viseu Dão Lafões
Ver artigo

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIMVDL) está na Feira Internacional de Lisboa (FIL) entre 16 e 20 de março para destacar os segredos da região.

E a aposta impressiona, já que esta será a primeira vez em que a região de Viseu participa na BTL destacando todos os 14 municípios na maior feira de turismo nacional.

Uma aposta que impressiona

Talvez por isso, faça sentido olhar para alguns números. A partir de 16 de março, quando entrar na FIL o que vai perceber é que, no meio de tantos espaços, vai encontrar um espaço de 216 metros quadrados inteiramente dedicado à região de Viseu Dão Lafões e aos seus municípios. Um dos grandes destaques? O facto de a Ecopista do Dão, que já era a maior ecopista portuguesa, ir passar a estar ligada à Ecopista do Vouga.

Vamos outra vez a matemática simples: aos 49 quilómetros já existentes, somam-se mais 66. No total, são 115 quilómetros de pernas a pedalar ao sabor do vento e do ar puro. Há lá melhor do que isto, amantes do desporto e da natureza?

Entre a extensão da Ecopista do Dão e da valorização do turismo desportivo e na natureza, a região de Viseu Dão Lafões foi alvo de um investimento de cerca de 4 milhões de euros. A aposta, repetimos, impressiona, especialmente num contexto em que parecemos cada vez mais sedentários.

Vai comprar uma bicicleta? Temos um guia prático com tudo o que precisa de saber
Vai comprar uma bicicleta? Temos um guia prático com tudo o que precisa de saber
Ver artigo

Mas a região sabe que o melhor para uma vida plena é o contacto com a natureza e é isso que vai destacar na maior feira nacional. Para a BTL, estão pensadas mais de 60 atividades, 20 experiências de degustação e até um spa em permanência.

A região de Viseu Dão Lafões é, tal como este plano que leva à BTL, versátil. É que embora esteja longe do frenetismo das grandes cidades, tem atividades mais do que suficientes para quem procura alguma adrenalina, mas também quem precisa de um retiro para fugir do stresse diário que o trabalho lhe traz.
Mostramos-lhe algumas das maravilhas da região de Viseu Dão Lafões que vão ser promovidas na BTL.

Ecopista do Dão, a maior ecopista portuguesa que vai ficar ainda maior

Subidas épicas, vinhos que elevam e termas que são um paraíso. As maravilhas de Viseu Dão Lafões na BTL

A Ecopista do Dão, aquela que já era a maior ecopista portuguesa vai ficar ainda maior através da ligação à nova Ecopista do Vouga, através de uma parceria entre a CIMVDL e os municípios de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Viseu e Vouzela.

O objetivo, claro, é o de disponibilizar um percurso turístico diversificado e diferenciado.

São inúmeras as rotas para fazer a pedalar e sempre com o pulmão a receber ar puro. Será com esta ligação que, mais tarde, se ligará a Ecopista do Dão a Aveiro.

O desporto ao ar livre, as subidas e o trail running

Outro ponto a ser destacado na BTL e pensado para os amantes de desporto ao ar livre é o dos inúmeros trilhos que podem ser percorridos ou as Subidas Épicas

Dão Lafões que são compostas por quatro circuitos em estradas de montanha de excelência. E, claro, com paisagens que tiram o fôlego a qualquer um (e fazem pirraça no Instagram, convenhamos). No fundo, aquilo que a CIMVDL vai destacar são estes quatros percursos: S. Pedro do Sul até Arada; Castre Daire até Montemuro; Campo de Besteiros até Caramulinho; e Vouzel até Adsamo.

Para quem gosta de trail running, a região de Viseu Dão Lafões tem muito para oferecer. Na BTL, a vão ser destacados cinco percursos de 102 quilómetros que sublinham a aposta da região como o destino de excelência para o turismo ao ar livre.

Viseu Dão Lafões promove a sua gastronomia

Para complementar a oferta turística ao ar livre, a CIMVDL vai ainda guardar um espaço para promover, na BTL, a melhor gastronomia de Viseu Dão Lafões que se alia ao vinho do Dão.

Subidas épicas, vinhos que elevam e termas que são um paraíso. As maravilhas de Viseu Dão Lafões na BTL
créditos: Viseu Dão Lafões/Instagram

Ciente de que a região é capaz de unir amantes do desporto e bon vivants, o programa da CIMVDL está pensado para enaltecer o vinho como catalisador de bons momentos à mesa. Tudo isto, claro, sempre em partilha, porque a vida é melhor assim.

Trilhos e termas. Um pouco de Viseu Dão Lafões, mas em Lisboa

Ainda que o objetivo da CIMVDL passe por promover as maravilhas da região para potenciar o turismo, é possível conhecer um bocadinho deste paraíso português em Lisboa.

O espaço de 216 metros quadrados na FIL ajuda a tornar isto mais fácil, já que será possível, por exemplo, ver a recriação de um trilho pedestre inspirado na natureza e na paisagem de Viseu Dão Lafões que tira o fôlego a qualquer um. Mas também serão disponibilizados momentos gratuitos de demonstração de saúde e bem-estar na cabine de SPA e Termalismo que a CIMVDL vai ter instalada na FIL.

Neste espaço, conte com as Termas de São Pedro do Sul e Termas do Carvalhal, em Castro Daire, e as Termas de Sangemil, em Tondela, como as principais protagonistas.

Aproveitar o melhor de Viseu Dão Lafões, mas em Lisboas? É passar pelo espaço da CIMVDL na FIL entre 16 e 20 de março.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.