Uma semana de férias na zona mais turística do México é muito mais do que descansar num resort. Também faz parte, mas, tratando-se de um país tão rico em cultura e em experiências inesquecíveis, há que tirar o melhor partido. Selecionámos 10 atividades, tanto no mar como em terra, para viver em terras mexicanas.

Muito mais do que tequila, tacos e sombreros. Saiba porque deve ir de férias para a Riviera Maya
Muito mais do que tequila, tacos e sombreros. Saiba porque deve ir de férias para a Riviera Maya
Ver artigo

Na Riviera Maya há vida noturna, mergulho, compras, gastronomia e muita cultura. As opções são para quem gosta de mais adrenalina, mas também para os que preferem jogar pelo seguro e ficar pelo mais básico. Veja no que consistem estas experiências e como pode vivê-las.

Uma ida ao México vai, sem dúvida, implicar avistamento de iguanas, quatis, monos (portanto, macacos) e até, com alguma sorte (ou azar), crocodilos. Repleto de fauna e flora, este país tem um potencial imenso — e a Riviera Maya não é exceção. Descrevemos-lhe parte dele com base naquilo que vivemos.

Dar uns mergulhos em Playa del Carmen

A própria praia de Playa del Carmen é imperdível para quem por lá passa. Tirar um dia para relaxar nas areias brancas e tomar banho na água quente e transparente, caraterística da zona da Riviera Maya, é um autêntico sonho tornado realidade para os turistas.

Dá para chegar lá a pé desde o centro sem grandes esforços. Hávários bares por perto que garantem a música, a animação e, claro, as bebidas fresquinhas tão necessárias para combater o calor que se faz sentir ao longo de todo o dia (e noite) neste local situado na Península de Iucatã.

Quando se fartar de estar nesta na praia (o que é altamente improvável), pode sempre dirigir-se até à Quinta Avenida para uma experiência mais cosmopolita ou até para encher a barriga quando a mesma começa a dar as horas. A oferta é mesmo muito variada.

Fazer compras pela Quinta Avenida

A Quinta Avenida é uma paragem obrigatória se mesmo durante as férias fica com saudades de sentir o peso dos sacos nas mãos. Repleta de comércio, é a zona mais movimentada de Playa del Carmen. Desde restaurantes típicos à fast food, a oferta para comer évariada.

Porém, esta avenida pedonal destaca-se pelas inúmeras lojas. Da Swarovski à Quiksilver e à Forever 21, existem várias lojas de fast fashion, bem como espaços especializados em souvenirs. O difícil vai ser escolher entre levar uma caveira, um sombrero ou uma mini garrafa de tequila.

Se visitar esta zona da Riviera Maya, é este o melhor local para escolher os presentes de quem não embarcou consigo nesta viagem (e ficou em casa a roer-se de inveja). Também há algumas barraquinhas na Quinta Avenida com itens artesanais, e é indispensável regatear.

Jantar com o pé na areia no Zenzi Beach

Imagine-se, depois de um dia a apanhar sol e a tomar banho no mar azul turquesa das Caraíbas, a beber uma piña colada fresca mesmo à beira da praia. Ou uma "birra", um mojito, tequila... como preferir. Os melhores finais de tarde são no Zenzi Beach Bar & Restaurant.

Fica em Playa del Carmen e serve pratos com o melhor da gastronomia local, saladas e hambúrgueres. A carta do bar é repleta de opções tentadoras, mas o melhor é mesmo a esplanada, onde vai poder sentar-se e comer (ou beber) com os pés enterrados na areia, com vista para o mar.

Servem pequenos almoços, almoços e jantares com opções que vão desde os ceviches (de atum ou de camarão, por exemplo) às gambas com molho de côco e aos calamares. Aqui, as noites quentes da Riviera Maya são iluminadas e têm música e espetáculos ao vivo.

Terminar a noite no Clandestino Rooftop

Depois de passar o dia na praia, a fazer compras e a aproveitar os sabores do México, o melhor final de noite é no Clandestino, um rooftop na Playa del Carmen que promete a melhor fiesta. A partir do Zenzi Beach Bar & Restaurant é só subir a rua. Fica mesmo na avenida principal, impossível de não ver.

A grande girafa à entrada vai captar a sua atenção, bem como a música que não para de tocar. Com vários pisos, funciona das 21h às 3h da manhã e tem uma vibe fantástica. Visitámo-lo durante uma Ladies Night, pelo que não pagámos as bebidas alcoólicas que consumimos.

Também não nos foi cobrado nada à entrada. Abanámos o capacete com muita música latina (que é como quem diz, muito Maluma e J Balvin), mas também com clássicos do rap, com os quais o DJ ia alternando. Uma proposta divertida para quem gosta de sair à noite.

Relaxar a bordo de um catamarã

Música à sua escolha e bebida à discrição enquanto navega pelo mar na Riviera Maya. Haverá um plano melhor para as férias? Se sim, desconhecemos. Para embarcar nesta aventura basta dirigir-se ao Porto de Cancún e levar consigo muito protetor solar.

A boa disposição também não pode faltar, mas a WIS Welcome Incoming Services, que organiza estes momentos inesquecíveis, encarrega-se disso. Com sorte, até consegue mergulhar a partir do catamarã. A tripulação do barco é muito simpática, acessível e prestável.

Uma fotografia em que se encontra deitado na rede, com as águas azul turquesa mesmo por baixo, vai angariar imensos likes. Já consegue imaginar-se a sentir o vento no cabelo, de copo na mão e com o sol a queimar-lhe a pele (não demasiado, daí o protetor solar)?

Fazer snorkeling nas águas azul turquesa

Se é para mergulhar, é para o fazer como deve ser. Pode saltar para o mar devidamente equipado com um colete salva vidas, umas barbatanas para os pés e uns óculos de mergulho. Enquanto respira por aquele tubo, consegue testemunhar a fauna marítima.

Dos peixes mais coloridos às majestosas tartarugas, passando pelas barracudas e, claro, pelos corais, nada lhe vai escapar enquanto estiver a boiar de costas viradas para o céu — sempre acompanhado pelos experientes elementos da tripulação, claro.

Durante a prática de snorkeling é possível ver ruínas como esta de perto (mas sem ser demasiado perto, já que o ferro queima, por estar permanentemente exposto ao sol). Como estas águas são bastante quentes, não vai passar frio durante a atividade.

Snorkelling
Snorkelling Enquanto faz mergulho devidamente equipado vai conseguir ver imensos seres vivos. créditos: MAGG

Ver o pôr do sol na Isla Mujeres

O passeio de catamarã com pausa para snorkeling tem um destino: a Isla Mujeres. Esta excursão, que fica a 110€ por pessoa, envolve não só bebida, como também comida, dentro e fora do barco. Ao chegar a esta ilha mexicana vai poder deliciar-se com um almoço buffet na praia.

Muitos nachos, tacos e guacamole depois, pode ir às compras pelas lojas locais, onde, mais uma vez, é imperativo regatear com os comerciantes. Se já estiver aviado de ímanes e porta-chaves, pode ficar de molho na praia, que mais parece uma piscina, dada a ausência de ondas.

Com uma decoração tropical, boho e muito macramê, esta ilha repleta de influências da civilização Maia proporciona dos melhores pores do sol. Pode vê-los deitado numa cama de rede ou mesmo num colchão com almofadas (ou até em baloiços dentro de água).

Conhecer a civilização maia em Chichén Itzá

Este sítio arqueológico é considerado uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e contém dos mais importantes registos e vestígios da civilização Maia. Restaurados e preservados, são visita obrigatória durante umas férias na Riviera Maya, principalmente para os amantes de história.

Enquanto programa mais cultural, vai permitir-lhe ficar a conhecer melhor este povo da antiguidade, que ergueu monumentos como a famosa estrutura piramidal. Todos eram desenvolvidos com uma precisão espetacular caraterística da arquitetura desta civilização. Contam histórias e servem-se dos fenómenos da natureza (como o solstício).

Realizando uma excursão com a WIS Welcome Incoming Services, que custa 113€ por pessoa, terá direito a bebidas frescas, a comida e a guarda-sóis para suportar o calor, já que a sombra não abunda neste local. Pelo sítio há muitas bancas com comércio local.

Nadar num cenote

A excursão acima referida inclui outras experiências, como a ida a um cenote. Os cenotes (ou "umbigos da lua", como eram conhecidos no México) são grandes piscinas naturais, que, no passado, eram utilizadas pela civilização Maia para sacrifícios animais e humanos.

Hoje são dos pontos turísticos mais atrativos da Riviera Maya pela sua beleza. Pode nadar neles desde que tome um duche antes de entrar, para remover o protetor solar ou quaisquer outros cremes que possam poluir as águas dos cenotes.

Visitar a cidade de Valladolid

A excursão termina com uma ida a Valladolid, cidade mexicana fundada em 1543 pelo conquistador espanhol Francisco de Montejo. Mais uma vez, é possível fazer compras nas lojas de comércio local ou visitar alguns dos locais mais emblemáticos, como a Igreja de São Gervásio.

A praça mais emblemática de Valladolid, cujo centro tem uma bonita fonte, tem vários bancos e algumas bancas com comida como crepes ou cachorros quentes. Com sorte, consegue assistir a animações de rua como trabalhadas coreografias com música típica.

Esta zona mais movimentada e turística da cidade tem restaurantes com comida típica e lojas com produtos artesanais. Quando a visitar, não se esqueça de levar um boné ou chapéu. Ah, e apetite. Há muitas guloseimas tentadoras.

*A MAGG esteve no México a convite da Iberojet e da Jolidey