Quando entrar neste alojamento de turismo rural na aldeia de Donas, no concelho do Fundão, de certo não vai querer pular a cerca durante uns dias. O Cerca Design House é um refúgio entre serras, com direito a piscina e a praias fluviais bem próximas. O que mais há a dizer sobre o alojamento que resulta da recuperação de um solar do século XVII? Que novas novas histórias (e sabores) serão levados daqui.
Assim que se chega à Cerca Design House, o primeiro passo é fazer o check-in e pousar as malas num dos dez quartos que têm um pouco do que se encontra lá fora. Os nomes natura, natura superior e pedra superior evocam a natureza em redor do espaço de turismo rural que apesar de não ser um hotel, é como se fosse. "O nosso conceito é um turismo rural com regime de hotel, para que as pessoas possam descansar e beneficiar da liberdade, natureza, tranquilidade e espaço de aldeia de um turismo rural e ao mesmo tempo terem alguém que trate do pequeno-almoço e da limpeza dos quartos. Costumamos dizer aos nossos hóspedes que gostamos que eles sintam que vieram passar férias à casa de família na beira", diz à MAGG Marília Hilário, diretora do Cerca Design House e do Convento do Seixo.
É com a simpatia de uma espécie de primos das beiras que os hóspedes são recebidos, bem como com a vista para a natureza que envolve os quartos do Cerca Design House. O quarto pedra superior é especial e apesar de igual conforto relativamente aos restantes, pode ser um aconchego para os mais religiosos pelo facto de se situar na antiga capela da casa. O passado é ainda visível na parede de pedra, com uma janela secular típica da região em forma de flor.
Os quartos são a melhor proposta para casais e as cinco villas de design moderno são ideais para famílias. Estas estão dispostas de forma a construir uma espécie de "L" que protege o jardim repleto de cerejeiras e a piscina exclusiva para as cinco villas, "o que faz com que os pais possam estar descansadinhos no deck e as crianças a brincar no jardim sem nunca as perderem de vista", explica Marília. Outra vantagem das villas é que acomodam até quatro pessoas, animais de estimação também são bem-vindos, e há até famílias que as transformam numa espécie de condomínio privado ao alugar as cinco villas para juntar avós, netos, tios e primos.
Todas têm cozinha equipada, amenities, terraço em madeira deck, salamandra (que por agora completa a decoração, mas dará jeito no inverno rigoroso do Fundão) e uma delas está equipada para pessoas com mobilidade reduzida.
Quem optar pelos quartos também tem direito a banhos, ora no jacuzzi com paredes de pedra e vigas de madeira originais, ora na piscina comum com vista para as Serras da Gardunha e da Estrela.
A Cerca Design House é local para descansar e também o ponto de partida para as principais atrações em redor do Fundão. Antes de calçar os ténis e seguir os roteiros que mostram o melhor da região, peça no alojamento uma merenda acondicionada numa mochila térmica com outras coisas boas que vêm das terras do Fundão. É composta por queijos e charcutaria, pão, bolos, compotas, frutas, sumo de laranja e água para recuperar o folgo da caminhada e das paisagens. A merenda da Cerca custa 25€ para duas pessoas.
Uma vez com o farnel às costas, é altura de seguir viagem de bicicleta (cedida gratuitamente pelo Cerca Design House) ou a caminhar pelos pomares de fruta e ver os rebanhos que percorrem as serras e os pastos da serra da Gardunha, e visitar as 25 lagoas de origem glaciar e os rios Mondego e Zêzere que nascem na serra da Estrela através dos trilhos da Gardunha e da Estrela.
Há mais um roteiro bastante conhecido na região, a rota dos castanheiros, cujo ponto de partida é precisamente a aldeia onde se situa o alojamento rural, Donas, e termina em Alcongosta (ou vice-versa). Tem uma duração de quatro horas e prolonga-se ao longo de 13 quilómetros de castanheiros, de levadas (pequenos canais de irrigação), quedas de água impressionantes e fontes com água cristina.
No fim da caminhada, vai querer refrescar o corpo, e é nesse momento que deve seguir para a praia do parque fluvial da Lavandeira ou para a praia fluvial de Janeiro de Baixo, nas encostas e nos vales da Serra da Gardunha e na Serra da Estrela. De volta ao alojamento, e de banho tomado nos quartos e villas, é altura de alimentar o corpo ao jantar, com os pratos da região em parceria com restaurantes locais. Dependendo da época, pode encontrar no menu à carta pratos e sobremesas confecionados com cerejas, ginjas e pêssegos. Já o pão, azeite e vinho estão sempre garantidos durante todo o ano.
Uma noite para duas pessoas custa a partir de 90€.