O verão chegou a 20 de junho e com ele aumenta a procura das praias. Porém, nem sempre a procura se cinge apenas a areais ao pé do mar. Como tal, a época balnear nas praias fluviais de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra começou esta segunda-feira, 1 de julho e prolonga-se até dia 31 de agosto.
Estamos a falar das praias fluviais Alvoco das Várzeas, Avô, São Sebastião da Feira e São Gião. Na cerimónia de hastear da bandeira de praias acessíveis, que se realizou esta segunda-feira, 1 de julho, Francisco Rolo, presidente da câmara municipal de Oliveira do Hospital salientou, em entrevista à Centro TV, "o ótimo grupo de serviços" que se encontram nas praias.
Se quer escapar às filas e ao caos, as praias fluviais de Oliveira do Hospital podem ser opções agradáveis, não só pela qualidade da água mas também pela natureza em redor, cenários ideais para descansar.
A praia fluvial de Alvoco das Várzeas dispõe de rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, parque de estacionamento, casas de banho, chuveiros, esplanada, parque infantil, bem como de um parque de merendas, refere o site da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. A praia fluvial de São Sebastião da Feira tem parque de estacionamento "com dois lugares reservados para duas viaturas ao serviço de pessoas com mobilidade reduzida", menciona o mesmo site.
A praia de Avô tem, igualmente, rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, cadeira anfíbia e andarilho, destaca o site. Da mesma forma, a praia fluvial de São Gião apresenta "parques de estacionamento com três lugares reservados a pessoas com mobilidade condicionada", lê-se no site da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.
As quatro praias fluviais de Oliveira do Hospital têm vigilância com nadadores salvadores das 11h às 19h, e dispõem de postos de primeiros socorros.
Veja as praias
Apesar de este ano não terem sido distinguidas com a bandeira azul, o presidente da autarquia tranquiliza os visitantes, ao referir que as praias permanecem com a qualidade da água. "Quando tenho um representante da administração da região hidrográfica e da APA a dizerem que estas águas são ótimas para uso balnear, é um convite para que as pessoas fiquem descansadas", disse em entrevista ao CentroTV.
As praias fluviais de Oliveira do Hospital localizam-se a 3 horas de distância de Lisboa de carro.