Comemora-se esta quarta-feira, 20 de março, um dos dias mais alegres do ano — e não, não é a chegada da primavera (apesar de também ser um bom motivo). Este dia fica marcado não só pela entrada da nova estação, que traz o sol e o calor que os portugueses tanto querem, como também por ser o Dia Internacional da Felicidade, que pretende promover este sentimento e mostrar como é fundamental para o bem estar de todas as nações.
Para celebrar este dia, nada melhor do que um relatório que nos diga onde somos ou não felizes. Todos os anos, nesta data específica, é publicado o Relatório Mundial da Felicidade, uma espécie de medição da felicidade que sentimos publicado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, onde é divulgado o estado da felicidade mundial e as causas para essa mesma felicidade. Além disso, são também divulgados os vários países onde a população se sente mais feliz. Desconfia do número 1 da lista?
E não, não é Portugal. O país mais feliz para se viver é a Finlândia, assim como tem sido nos últimos sete anos, de acordo com o relatório. O país nórdico há muito que já descobriu como deixar a sua população feliz, e um dos fundadores deste relatório, John Helliwell, explicou o porquê.
"Descobrimos que a Finlândia é muito rica em todos os aspectos, como o facto de as carteiras serem devolvidas se forem deixadas na rua, as pessoas ajudarem-se mutuamente todos os dias, as oportunidades de saúde e educação de alta qualidade e universalmente distribuídas", afirmou, citado pela “CNN Travel”. O professor salientou ainda que a Finlândia tem imigrantes felizes, "pelo que está preparada para partilhar com os recém-chegados".
A verdade é que, além da Finlândia, mais quatro países nórdicos fazem parte do top10 dos países com a população mais feliz, o que pode ser um fator de peso para aqueles que pretendem procurar oportunidades fora do seu país. No entanto, há uma surpresa nesta lista: apesar de estar a passar por um período de guerra, Israel aparece classificado em quinto lugar.
Os autores do relatório explicaram, segundo o mesmo meio de comunicação, que as classificações se baseiam numa média de três anos, o que muitas vezes faz com que "eventos catastróficos” que ocorreram “durante um determinado ano" não tenham grande peso.
Fora isto, três dos quatro países que restam do top10 são europeus — e não, continuam a não ser Portugal. O País encontra-se no 55.º lugar, um lugar acima do que em 2023. O relatório informa ainda que, da população portuguesa, os mais novos são os que se sentem mais felizes, enquanto que a população mais idosa se sente mais cansada e descontente. Quem fecha o top10 do Relatório Mundial da Felicidade é a Austrália.
Veja os 10 países mais felizes
Top20 dos países mais felizes
- Finlândia
- Dinamarca
- Islândia
- Suécia
- Israel
- Países Baixos
- Noruega
- Luxemburgo
- Suíça
- Austrália
- Nova Zelândia
- Costa Rica
- Koweit
- Áustria
- Canadá
- Bélgica
- Irlanda
- Chéquia
- Lituânia
- Reino Unido