Ir a Amesterdão vai ficar mais caro. O governo dos Países Baixos anunciou que, no próximo ano, a capital neerlandesa vai sofrer um aumento da taxa turística, que atualmente já é bastante avultada, tornando-a potencialmente a mais elevada de todo o continente europeu.

Atualmente, os viajantes que rumem até Amesterdão têm de arcar com um custo adicional de sete por cento das unidades hoteleiras. Porém, a capital dos Países Baixos vai acrescentar uma taxa de 3 euros por pessoa por noite para aqueles que ficarem hospedados em hotéis.

Isto significa que uma noite num hotel de uma estrela em Amesterdão deverá implicar uma taxa mais elevada do que nos hotéis de cinco estrelas de outras grandes capitais europeias, segundo a CNN Portugal. Contudo, a data da entrada em vigor da nova taxa ainda não foi revelada.

De Amesterdão a Paris. Transavia já está a vender as escapadinhas de inverno, com voos desde 27€
De Amesterdão a Paris. Transavia já está a vender as escapadinhas de inverno, com voos desde 27€
Ver artigo

"Isto vai ajudar a financiar e concretizar algumas das missões da cidade. Vai permitir que lutemos contra o turismo excessivo e vamos conseguir canalizar as verbas para a limpeza das ruas e para os diversos problemas dos bairros e distritos”, justificou Hester van Buren, a autarca do município neerlandês, citada pela "Travel and Leisure".

Esta é uma medida que se coaduna com a tomada de posição de Amesterdão nos últimos anos, cujo o objetivo é conseguir controlar o número de turistas que visitam a cidade. Em 2017, por exemplo, a abertura de novas lojas de lembranças foi proibida, assim como o consumo de canábis em diversos espaços, no ano seguinte, e a redução do horário de funcionamento de bares e discotecas.