Na Figueira da Foz, há uma construção que junta o melhor de dois mundos: a praia e a piscina. Por isso, se é daquelas pessoas que não se consegue decidir entre uma ou outra, já não precisa de fazê-lo sequer. Isto porque a primeira piscina de água salgada, aquecida por painéis solares, no areal de Buarcos, acaba de ser inaugurada.
A partir das 10 horas desta quinta-feira, 3 de agosto, já não precisa de se preocupar com as temperaturas gélidas da água do mar da Figueira da Foz, graças a esta e a outra novidade do município. É que, durante a próxima semana, prevê-se a abertura de uma estrutura idêntica, também de água salgada e aquecida, a escassos metros da Torre do Relógio, em São Julião.
Ambas as piscinas são inspiradas naquela que foi instalada em Vila Nova de Gaia, em 2022, com 25 por 20 metros e profundidade máxima de um metro. E cada uma das estruturas representa um investimento de cerca de 100 mil euros, que deverá ser financiado pelo Turismo de Portugal, de acordo com o "Expresso".
A piscina da praia de Buarcos tem capacidade para 70 pessoas em simultâneo e funciona todos os dias, das 9h30 às 13 horas e das 14h30 às 19h30, com uma permanência máxima de 30 minutos, sendo a entrada feita por ordem de chegada, avança a página de Facebook do município da Figueira da Foz. Não são permitidos saltos para a piscina ou objetos como raquetes, bolas e bóias (à exceção daquelas que se destinam a bebés e crianças), nem comer, beber ou fumar no local.
Para lá chegar, há várias opções – até porque o areal da praia é extenso, mas não significa que tenha de dar grandes caminhadas. Uma delas passa por ir à boleia, como se costuma dizer, de três veículos elétricos estilo transfer (semelhantes a carrinhos de golfe) para transportar os banhistas pelo areal, de forma a encurtar as distâncias.